domingo, março 15, 2009

Cristo feminista

"Se foi sobretudo uma aventura de mulheres que testemunhou que Cristo está vivo para sempre, se foi Ele quem as encarregou de evangelizar os apóstolos e se foram também elas que prepararam, com eles, o Pentecostes (Act 1, 14), temos de lhes atribuir o nascimento do cristianismo. Mas a narrativa de Lucas, que abre o futuro da Igreja, começou por nos dizer que o Espírito do Pentecostes estava presente em Maria de Nazaré, mãe de Jesus, desde o começo da aventura. Nessa engenhosa composição, é a uma mulher que o Céu pede para entrar na história humana, para Deus se tornar um de nós (Lucas 1 – 2).
Aqui, não me interessam nada as questões biológicas. Os Evangelhos não são tratados de biologia nem de manipulação genética. São textos simbólicos que dizem que a nossa vida pode ser transformada, se consentirmos no apelo e na graça do Espírito de Deus.
Se tivermos em conta a situação da mulher na cultura judaica, de que Jesus fazia parte, estamos perante uma milagrosa inovação que os textos, embora escritos mais tarde, não conseguiram ocultar. O que aconteceu depois já é outra história."

Sem comentários: