terça-feira, março 31, 2009

A religião é o ópio do povo

Alguns admitem o consumo, outros limitam-se a exprimir os sintomas...

O meu blogue tem sido alvo de alguns destes doentes, comentadores compulsivos com todo o tipo de delírios, que tenho de apagar.

É verdade que a crise aumenta a incidência de algumas patologias, mas parece-me óbvio que os refúgios no misticismo não resolvem a psicopatologia de base, antes a agravam.

Curiosos são os estudos em que se observa uma relação estatisticamente significativa entre a pertença a uma determinada confissão religiosa e certos quadros psiquiátricos. Os católicos aparecem claramente em desvantagem face a outras religiões.

2 comentários:

O Ancião disse...

Sou autor do blog católico Jornadas Espirituais. Vi que há um link para meu blog deste site.

Espanta-me, contudo, o contexto. Se foi observado direito, quando disse "Anabolizante", não se tratava de substâncias químicas, mas sim de livros. Livros que julguei importantes para meu maior crescimento. Anabolizante foi uma metáfora, porque "fortaleceria" meus conhecimentos e, consequentemente, meu apostolado.

Peço que seja retificada a insinuação que consumo drogas.

Quanto ao ópio do povo, lembro que quem não obedece a Deus está condenado a ser escravo de algum tirano.

BLUESMILE disse...

Usei alguma ironia e igualmente uma metáfora... Não pretendi insinuar que consome drogas mas afirmar que para algumas pessoas que por aí circulam, em certos meios pretensamente católicos, a religiosidade é uma forma de alienção tão intensa como o consumo das mesmas.
E os esteróides anabolizantes são uma excelente metáfora - imicialmente dão uma sensação de força, energia, aumento de massa muscular e rendimento físico...
A longo prazo conduzem à morte.