segunda-feira, abril 05, 2010

Rad Trads

Estive a reler uma curiosa e bastante anedótica entrevista do  Cesar das Neves, onde o paladino da moral e bons costumes católicos defendia que "Qualquer dia a pedofilia vai acabar por ser legalizada». Talvez estivesse já a preparar o discurso de desculpalização do comportamentos dos padres pedófilos... e da hierarquia católica que os permitiu ( hoje, numa crónica do DN)
Devo dizer que os dois textos , particularmenre repugnantes na sua essência, se interpenetram.
A mundivisão ( mesmo teológica e doutrinária) de um fundamentalista religioso tende a equacionar realidades complexas com um simplismo confrangedor. A religião privada torna-se apenas numa cartilha de regras e ditames desligados da vida, da realidade humana e espiritual. Qualquer análise mais integradora ou substantiva da realidade é reduzida a uma cassete de dois ou três itens que se repetem ad eternum.
Quando a realidade ( o abuso sexual de menores por padres, assim como a responsabilidade da hierarquia católica, Cardeais Bispos e Papas no encobrimento  desse crime), aparece como inaceitável, há que fazer um processo de negação e autodefesa, em vez de a enfrentar com transparência e assumir responsabilidades.

Estes católicos fervilhantes são os que fazem mais mal à Igreja, com estas aparentes defesas desengonçadas. Com amigos destes, quem precisa de inimigos?

Sem comentários: