quinta-feira, abril 15, 2010

A causa não é a homossexualidade - é o celibato forçado e a misoginia

Relendo os dados públicos do vaticano sobre a pedofilia clerical, parece de facto haver uma maior tendência para o abuso de meninos do que de meninas por parte de padres.
Ora este dado contradiz as estatísticas gerais sobre a pedofilia na população em geral. A pedofilia masculina tem  como principal alvo as meninas prépúberes .
Este dado parece sugerir um aspecto - existe qualquer coisa de estrutural no sacerdócio católico que leva a que os predadores sexuais  abusem mais de meninos. Ora essa coisa estrutural, comum a todos os padres e que define o sacerdócio católico, é o celibato compulsivo e uma misoginia sistémica.
Em boa verdade os pedófilos não são esquisitos - abusam de quem está mais à mão. No caso dos padres, o acesso aos rapazinhos é facilitado (colégios internos de rapazes, seminários, retiros espirituais para miúdos, etc). A divisão sexista dentro da igreja impulsiona esta tendência.
Quanto à efebofilia e abuso de adolescentes mais velhos, a raíz desta questão está também no celibato forçado dos padres. Claro que a repressão sexual  forçada de homens jovens (celibato compulsivo) pode conduzir a condutas homossexuais de indivíduos que até são heterossexuais noutros contextos sociais.
È um fenómeno frequente em instituições fechadas onde convivem homens jovens que estão proibidos de exprimir de outra forma as suas pulsões sexuais, pois o contacto sexual com mulheres é interdito.
Por isso é que as condutas homossexuais (em homens heterossexuais) são mais prevalentes em quartéis, mosteiros, navios, colégios e orfanatos de rapazes, prisões masculinas , conventos...
E, aposto, pelos corredores e alcovas do vaticano.


Sem comentários: