segunda-feira, abril 05, 2010

E as crianças, Senhor?

Na imprensa e blogosfera postuguesa, numa concertação interessante ( basicamente os correlegionàrios  do Opus Dei e Movimento Comunhão e Libertação) sucederam-se as crónicas, entrevistas e posts sobre o escândalo do abuso sexual de padres.
O que é verdadeiramente revoltante ao ler as miríades de publicações que tentam "limpar a imagem " dos padres abusadores e da hierarquia tolerante com os abusos, é não ter encontrado uma única referência de preocupação sincera com as vítimas. O que fazer para reparar os danos, o que fazer para proteger as crianças e adolescentes. O que fazer para ajudar as vítimas e suas famílias. Nada, nem uma palavra que não o livro de cheques forçado pela justiça penal. Parece que a Igreja só se procupa com os fetos, não com as crianças. È abominàvel.
Toda a atenção continua centrada nos mesmos - os padres/ o papa  e a defesa  seu estatuto, a comparação com outros grupos sociais em que existe pedofilia ou com pastores protestantes (como se isso desculpasse alguma coisa), os  complots maçónicos, os coitadinhos dos padres fredericos, também ele vítima do laicismo gay.
Esta indiferença, este silêncio face às vítimas, isto sim  è que è o verdadeiro escândalo. Uma vergonha.

Sem comentários: