quinta-feira, junho 25, 2009

Cismáticos II


Agora os cismáticos excomungam-se uns aos outros. Foi a vez dos elementos da nazi Radio Cristiandad, tão acarinhada pelos blogues tridentes do costume, a serem formalmente excomungados pela FSSPX...
Não que esta Rádio Nazi não mereça a excomunhão, até pelo radicalismo pouco ortodoxo do seu sedevacantismo militante. O que revela muito sobre o movimento integrista católico e a seita da FSSPX... Um saco de gatos, digo-vos eu. Um movimento residual completamente fragmentado e cheio de lutas internas... Lembra-me bastante a pulverização da Igreja que Lutero fundou...
Sob pressão do vaticano, numa tentativa de aproximação com Roma, estão a tentar expurgar publicamente alguns dos elementos mais vergonhosos. Primeiro deram um pontapé ao anquilosado nazi do Williamson que finalmente está calado que nem um rato de sacristia. Agora dão um piparote aos seus mais exuberantes apoiantes. Pelo caminho, deitam fora algumas cruzes suásticas que traziam debaixo da sotainas e aleluia que agora já não há neonazis no grupelho. Não sei se o estratagema vai resultar.
Entretanto, face ao risco de novas ordenações ilegítimas na Alemanha , o Vaticano, mais uma vez reforçou o aviso aos cismáticos, O Vaticano emitiu esta Quarta-feira uma declaração reiterando que a Sociedade de São Pio X ainda não tem status dentro da Igreja Católica e que os seus sacerdotes não têm um ministério legítimo... A nota do Vaticano é claríssima: quaisquer ordenações feitas pelo grupo "devem ser consideradas ilegítimas".
Trata-se claramente de uma questão disciplinar ( e não doutrinária). Pelo que as consequências serão inevitáveis e este comunicado do Vaticano foi um aviso.

Sem comentários: