domingo, junho 21, 2009

As santas podem ter orgasmos?

Os textos místicos de Teresa de de Àvila são absolutamente óbvios: têm uma carga erótica intensíssima. A descrição dos seus extâses amorosos de conteúdo místico têm uma conotação de uma sexualidade tão óbvia que Bernini, na sua escultura representativa do "extâse da santa "coloca no seu rosto esculpido uma expressão orgástica. De resto a própria Teresa de Àvila reconhecia (e assim o escreveu várias vezes) que as experiências místicas com o seu noivo não eram "apenas " espirituais mas envolviam basicamente o corpo e as sensações, num erotismo profundo. AS palavras "gozar" ( jouir, como diriam os franceses), gozo e paixão, são repetidas à exaustão nos escritos desta santa.
A mística teresiana é muito pautada na humanidade de Cristo e no que se convencionou chamar de “amor esponsal”. Fortemente marcada no cântico dos cânticos, essa espiritualidade busca a união da alma com Deus seguindo o modelo do casamento sagrado, que se dá na sétima morada da alma, de acordo com outro conceito de Teresa, a câmara da união, o santo dos santos, local mais íntimo do espírito para o místico. Uma espécie de ponto G místico.
O modelo desta "união ", é o amor entre o amado e a amada, no cântico dos cânticos, atribuído ao rei Salomão. Ora, o cântico dos cânticos é um poema não somente lírico, mas profundamente erótico, altamente censurado pelos tradutores ao longo dos séculos.
O escândalo da Teresinha ( a outra) resulta da dificuldade extrema em associar sexualidade feminina com santidade.
As mulheres santas católicas teriam de ser forçosamente castradas, ou, no mínimo assexuadas. E alguns bem o tentaram, sem o conseguir.
Em boa verdade, as grandes santas da cristandade espantam e escandalizam pela sua sexualidade poderosa e ambivalente. Sem dúvida que a expressão desta espiritualidade feminina chocou e choca ainda hoje, sobretudo com a descrição de orgasmos físicos durante seus êxtases. Nos seus escritos, Teresa de Ávila considera-se a si mesma, não apenas uma serva mas plenamente uma esposa, amante de Cristo, que a visita e a possui, como esposos que são.
Só quem é muito imaturo ou completamente insensível à beleza deste amor de mulher feito de carne apaixonada pode sentir escândalo...

Sem comentários: