sábado, junho 20, 2009

Em conversa com um fundamentalista da seita quico fiquei a saber várias coisas:
Em primeiro lugar que um bom Quico, tal como qualquer fundamentalista religioso que se preze, se recusa a ler livros de teologia, história, filosofia ou política. “Basta a bíblia”.

Em segundo lugar, segundo a convicção do mesmo, é de evitar cursos na Universidade Católic pois "não há professores católicos na referida instituição!.
Recomendei-lhe um livro do Karl Rahner, um dos mais relevantes teólogos do Século XX - Grundkurs des Glaubens: Einführung in dem Begriff dês Christentums (em português Curso Fundamental da Fé; em inglês Foundations of Christian Faith).

Mas tenho a certeza de que o pobre homem está proibido de o ler pelos seus controladores mentais, quer dizer catequistas.

A mulher, pobre criatura, grávida pela oitava vez em nove anos, acompanha-o, edemaciada e silenciosa. Tem graves problemas de saúde e, da última vez que pariu, há volta de um ano, esteve internada numa unidade de psiquiatria. Nada que sensibilize os quicos para o uso responsável da contracepção eficaz, esse abominável pecado.

Sem comentários: