terça-feira, fevereiro 24, 2009

Valores monárquicos

È curioso observar que ,na Europa,os países mais liberais em termos de IVG e prática de eutanásia são países onde a monarquia se mantém como sistema político.
Nos Países Baixos, de liberalíssimos costumes, não só a IVG é permitida há longas décadas, sendo considerada um direito da mulher, como a eutanásia está perfeitamente legalizada e enquadrada jurídicamente.
Holanda e Bélgica foram mesmo pioneiros nesta legislação da eutanásia , sem qualquer sobressalto das catolicíssimas monarquias.
Dinamarca, Espanha, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido e Suécia, com monarquias instituídas são países onde a a legislação sobre a IVG é largamente aceite e permitida desde há quarenta anos. Nestes países discute-se actualmentemcom grande paixão a legalização da eutanásia.
Também são os países monárquicos como a Espanha, Bélgica, Noruega ou Dinamarca, aqueles em que a aceitação da homossexualidade como normal expressão do amor humano é mais óbvia , sendo esses países em que o casamento homossexual é possível assim como a adopção de crianças por casais homossexuais.
Agora que falta tão pouco para as comemorações do centenário da República Portuguesa e que vamos ouvir os tontinhos do costume em imprecações contra a mesma e a louvar os valores conservadores do sistema monárquico, convém relembrar estes factos.

1 comentário:

Fernando Gouveia disse...

Não percebi a parte de chamar «catolicíssima monarquia» à Holanda, um país esmagadoramente calvinista...

Quanto ao casamento homossexual, tem razão: dos países onde é legal e legalmente equiparado ao casamento heterossexual, só um é uma república (África do Sul); os restantes são monarquias (Bélgica, Canadá, Espanha, Noruega, Países Baixos e Suécia).