terça-feira, abril 28, 2009

Os neoprotestantes

"Primeiramente, é importante observar que, assim como os protestantes originários, os neoprotestantes agem (ou pelo menos parecem agir) motivados por uma certa noção de dever, como se fossem de alguma forma incumbidos de uma tarefa "irrenunciável", qual seja, a de reparar os "danos" causados pelo Vaticano II (no caso dos protestantes originários, tal tarefa seria "restaurar" a Igreja bíblica e primitiva).

E aqui se deve frisar que, como os protestantes de outrora (e podemos dizer que também como os de hoje), os neoprotestantes são (ou pelo menos aparentam ser) tementes a Deus, têm uma fé e uma piedade profundas, e parecem agir com as melhores intenções.

Mas, como dizíamos, antigamente os protestantes originários afirmaram que Roma deixara para trás a verdadeira religião, deixara Cristo de lado, tornara-se a "prostituta do Apocalipse", a "nova Babilônia"; por isso, munidos do dever de restaurar a "verdadeira" Igreja, eles protestaram contra esta "nova Roma-Babilônia" e fundaram suas novíssimas comunidades, onde estaria de volta a verdadeira e primitiva Igreja. Os neoprotestantes fazem, hoje, o mesmo que os protestantes originários: Roma perdeu a Fé, negou a verdadeira religião, deixou Cristo de lado, a Igreja não existe mais em Roma e a religião católica (a despeito do que definiu o Concílio Vaticano I) não permanece mais na Sé Apostólica. Por isso eles, os tradicionalistas anti-Vaticano II ou neoprotestantes – como resolvemos chamá-los neste ensaio – se arrogam o dever, a tarefa heróica, de restaurar a Igreja verdadeira, livrá-la da heresia que nela se instalou, trazer de volta Cristo – exatamente como fizeram os protestantes originários, e hoje vemos os resultados...
A Fraternidade Sacerdotal São Pio X, nos discursos de seus mais altos chefes, sempre deixou transparecer esta concepção nitidamente protestante."

2 comentários:

João Pedro Ferrão disse...

Engraçado, nunca tinha pensado nas coisas assim. Mas, à primeira vista, até tem bastante lógica.

HISTORIADASUACIDADE disse...

Mais engraçado ainda é seguidores de seitas surgidas nos anos de 1500 pra cá e se denominam igreja e rejeitam aquela dos santos apostolos. Os erros das pessoas não pode ser desculpas pra montar um negócio mais financeiro do que igreja ou garagens para louvar a Dewus. Bem dizia são João em apocalipse que a besta viria fazer guerra aos santos... É o que vocês das seitas fazem. A profecia está se cumprindo.