domingo, março 07, 2010

O deus das moscas


O fenómeno não é novo - sempre existiu agressão e violência dentro das escolas, sempre existiram rituais de violência de grupo contra os mais fracos (ou os diferentes). A crueldade dos adolescentes é particularmente intensa porque não conhecem alguns limites de controlo dos impulsos (ainda se lembram da tortura e morte de Gisela?).
O problema não está nas crianças, está nos adultos. Está na construção de espaços  escolares seguros para as crianças e onde os adultos saibam assumir os seus papéis.
Já aqui o disse quando se falava na questão da disciplina nas escolas.
Face à violência, os professores demitem-se, os  auxiliares de acção educativa demitem-se, os psicólogos  das escolas demitem-se. Não é das minhas funções dizem, não tenho tempo, dizem, era o que faltava andar pelos recreios, dizem, a culpa é dos pais, dizem, a culpa é da milu, repetem, não tenho nada a  ver com isso.
Há uma completa desresponsabilização da Escola e seus agentes, mas, no que respeita à segurança dos espaços da comunidade escolar e às relações entre adolescentes, a escola tem  uma primeira e inegável responsabilidade. È por isso que eu espero que haja mesmo consequências sobre o homicídio de Leandro.
Porque ninguém morre sozinho, e o Leandro certamente que não queria morrer.
Simplesmente não conseguiu viver a ser torturado todos os dias sem que nenhum adulto o protegesse.

Sem comentários: