quinta-feira, julho 16, 2009

Les bons esprits se rencontrent

A propósito de extrema direita portuguesa, achei interessantíssima a análise do Jansenista. Não deixa de ser um exercício curioso estabelecer um paralelismo entre a crítica político ideológica subjacente ao texto e as manifestações dos Rad Trads portugueses.

Uns e outros partilham os mesmos ideários, as mesmas referências ideológicas e até estéticas, os mesmos referentes simbólicos e os mesmo vícios.

A ler os vários posts - de paupérrimo gosto e duvidosa qualidade literária - dos blogs rad trads , além tom panfletário e adolescente dos textos, uma mistura de slogans de campanha de AEs do secundário, com textos doutrinários sem qualquer contextualização ou enquadramento crítico, comungo o pasmo do Jansenista. O que mais me impressiona é a adolescente falta de ambição cultural e de fibra moral. Os itálicos são meus. Passo a citar:

"1) a veneração de todos os «losers» que a nossa sociedade ( a Igreja) foi produzindo nos últimos 50 anos, os bons e os maus, os românticos sonhadores mas também os pseudo-marginais e os pseudo-literatos;

2) o afunilamento dos ideais estéticos ( doutrinários e teológicos ) às exíguas produções de uma certa clique pseudo-clandestina;

3) a cumplicidade com todo o tipo de profanações idiotas do nosso adquirido civilizacional ( doutrinário e teológico);

4) o completo desprezo pela realidade e pelas restrições que ela impõe à racionalidade do discurso e da conduta;

5) o estranho convívio do passadismo com a quase total ignorância das referências do passado;

6) a atordoante litania de frases e ideias feitas e estafadas, sem um assomo de crítica ou uma intenção evolutiva;

7) o espírito de facção e de matilha, os cambados e ventripotentes mandarins a aliciarem jovens crédulos com promessas de promoções sem significado;

8) a total incongruência da denúncia da partidocracia , verdadeiramente caricata quando provinda de partidos ( grupos) minúsculos que se afadigam a imitar os partidocratas nos seus mais notórios e detestáveis tiques."

4 comentários:

João Pedro Ferrão disse...

Se há coisa que difícil de perceber é o porquê de patriotismo, xenofobia, touradas e outras actividades do género (típicas daquela direita marialva) serem tantas vezes praticadas por católicos, bem como os católicos gostarem de apregoar com muitas coisas do passado da Igreja que não interessam ao ceguinho, esquecendo o bem que esta fez no desenvolvimento da civilização (como a criação das universidades ou o trabalho exemplar de muitos padres na divulgação de textos e culturas do Oriente e da América pré-colombiana).

E o mais estranho é que essas atitudes são muitas vezes tomadas como inerentes ao catolicismo! Há um ano, no local onde fiz um trabalho de investigação, uma colega comentava o comportamento xenófobo de outra (que chamou monhé a um indiano e o "convidou" a voltar para a sua terra) dizendo que ela só agira assim porque era "assim toda católica".

BLUESMILE disse...

Nõa há dúvidas de que o ideário xenófobo neonazi e de um amrialvismo saloio é absolutamente típico dos Rad Trads catolaicos

Não esqueço o apoio inequívoco da Casa de Sarto a uma manifestção do PNR contra os imigrantes em Portugal.

Foi um apoio público e exaltado.

A grande questão é essa mesmo - quem defende esses valores não é católico, ainda que se arme em paladino do integrismo da catolicidade.

Não passa disso, de uma caricatura.

Anónimo disse...

João,
Se a Blue me permitir...

"Se há coisa que difícil de perceber é o porquê de patriotismo, xenofobia, touradas e outras actividades do género"

Concordo contigo em tudo, excepto no patriotismo.

Reparem os dois que patriotismo - amor à Pátria - não se confunde, ou não se deveria confundir, com nacionalismo - esta sim ideologia de extrema direita intolerante.

Blue, podes dizer-me onde está o link da Casa de Sarto a apoiar essa manifestação do PNR - partido nazi que abomino -?

BLUESMILE disse...

Coloquei o link online num post.