O Pe. Shay Cullen foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho extraordinário com crianças nas Filipinas. Numa entrevista ao jornalista irlandês Gay Byrne no canal de televisão estatal RTE, o Pe. Cullen afirmou que o celibato clerical em breve será ultrapassado e relembrou o fundamento histórico da proibição do caamento dos padres: "O celibato é apenas uma prática em grande parte para afastar a propriedade das mãos dos casais".
E de facto, assim é. No século V, por exemplo, os 300 bispos dos que participaram do Concílio de Rímini eram todos casados. A proibição do casamento de padres surgiu apenas a partir dos séculos IV e V, por questões estritamente administrativas e econômicas. Um padre casado e com filhos significava que a Igreja teria que dividir os seus bens com os futuros herdeiros do sacerdote. Para quem ficava a herança do padre? Para os filhos e esposa ou para a Igreja?
"Todas as outras Igrejas cristãs gerem essa questão muito bem. Muitos anglicanos que eram casados e tinham família e filhos e vieram para a Igreja Católica foram calorosamente aceites", afirmou."Agora, temos muitos padres casados na Igreja Católica, e ela está funcionando. Então, por que não? É apenas mais um passo para abolir essa coisa do celibato e levar a vida em frente".
Um padre casado e feliz seria muito melhor que um padre infeliz ...
Um padre casado e feliz seria muito melhor que um padre infeliz ...
Sem comentários:
Enviar um comentário