quinta-feira, fevereiro 16, 2012

2011 - Um ano de viragem

Na Bélgica, mais de duas centenas de sacerdotes, apoiados por milhares de fiéis, formularam um pedido por escrito defendendo a comunhão de católicos recasados, a ordenação de homens casados e de mulheres, e a possibilidade de leigos a realizarem a homilia durante a missa. Entre os subscritores deste documento estão personalidades de grande relevo do catolicismo, como o Chanceler da Universidade Católica de Leuven, Roger Dillemans, o governador da província de Flandres Ocidental Paul Breyne, ex-membros do conselho pastoral diocesano e alguns padres muito conhecidos e estimados. Movimentos similares surgiram com intensidade eem vários quadrantes. Na Áustria, 329 padres integraram a chamada "Iniciativa Pfarrer", um "apelo à desobediência", no qual exigiram reformas urgentes na Igreja. Entretanto, numa pesquisa da TV austríaca ORF, 72 por cento dos sacerdotes do país seria favorável ao "apelo à desobediência" - 71 por cento querem abolir a obrigação do celibato, e 55 por cento, para permitir a ordenação de mulheres.
( Para perceber o sentir da Igreja, recorde-se que ambém na Áustria, na diocese de Linz, houve um incidente anterior que marcou o pontificado de Bento XVI. Em janeiro de 2009, o Papa nomeou bispo auxiliar de Linz, Gerhard Wagner, uma escolha infeliz, atendendo ao seu perfil hiperconservador e de pendor tradicionalista. O clamor da comunidade foi de tal ordem que o Vaticano recuou e Gerhard Wagner foi forçado a renunciar antes de ser consagrado).
Nos Estados Unidos, 157 sacerdotes solicitaram ao Papa o fim da obrigação do celibato e a ordenação de mulheres. Na Austrália, já em 2006 o Bispo William M. Morris escrevera uma carta pastoral, indicando que estaria aberto a ordenação de mulheres e homens casados caso mudassem  as regras da igreja para permitir que tal possibilidade. Tendo recusado alterar as suas palavras foi em 2011 retirado das suas funções pelo Vaticano. Como resposta, milhares de fiéis da Diocese de Toowoomba, enviaram uma carta a Bento XVI para contestar a decisão. Os ndignados signatários da carta enviada ao Vaticano exigiram explicações sobre a remoção de Morris e que "nunca mais tal tratamento ser repetido em outras dioceses na Austrália". Durante o ano de 2011 Também o Cardeal Patriarca de Lisboa afirmou publicamente que não havia fundamentação teológica para a ordenação de mulheres. Apesar de ter sido forçado a explicar as suas palavras, a nota que divulgou posteriormente foi esclarecedora. Mas milhões de católicos portugueses apoiaram o seu cardeal patriarca. Para perceber o peso de algumas palavras há que contextualizar. Na Igreja Catòlica só havia trés patriarcas de rito latino : O Patriarca do Ocidente (o próprio Papa) - Suprimido e abolido em 2006 pelo Papa Bento XVI; o Patriarca de Veneza ( considerado um cargo papabili)  e o Patriarca de Lisboa....

Sem comentários: