quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Stalking

Por uma questão de sanidade mental não costumo ler os posts do nuno serras pereira. O  pobre homem há muito perdeu a noção da realidade  e merece a nossa piedade silenciosa. No entanto, sei que assina umas croniquetas num blogue engraçadíssimo de tão irracional, que depois são disseminadas na net por algumas obscuras redes católicas.
Um destes dias veio-me parar às mãos - ou seja à caixa de correio electrónico  - uma  historieta panfletária que parece uma pagela das testemunhas de jeová, em que se relata, em tom de telenovela mexicana, a perseguição feita, à porta de uma clínica, de mulheres fragilizadas, que, ao abrigo da lei vão interromper a gravidez.
Eu percebo que alguns padres se preocupem em haver o maior número possível de crianças desvalidas e indesejadas. Até porque e expressão "vinde a mim as criancinhas" ganhou novos contornos desde a publicidade aos casos encobertos de pedofilia na igreja.
E se é certo que  a sociedade como um todo deve dar o maior apoio às mulheres grávidas, a prevenção do aborto não se faz com perseguições abjectas e  propaganda estúpida. As historietas da Leonor e do amiguinho invisível parecem saídas de uma banda desenhada hardcore, asim como o patrulhamento de uma qualquer talibãnica brigada da moral .
Eu, que os últimos dez anos tenho ajudado tanta gente em dificuldade com crianças pequenas, eu que defendo que o aborto deve ser prevenido com educação para a saúde e liberdade, dei por mim ultimamente a rejeitar por sistema e até com indignação a mendicidade das associações ditas próvida.
Pois tenho a forte convicção que os donativos de tanta gente ingénua não servem directamente para ajudar mulheres  em dificuldades mas para alimentar propagandas e umbiguismos de parasitas sociais entregues à caridadezinha. Ou, neste caso, entregues ao Stalking de mulheres vulneráveis. È simplesmente nojento.

O pagem

Bruno é um rapazola sexy. Moreno até à medula, ri-se bastante das modernices depilatórias que atacam alguns dos seus colegas de faculdade e os transformam em suaves eunucos de pele macia. Na verdade Bruno é um homem lindíssimo, e tudo no seu sorriso transmite a solidez musculada de quem faz desporto por puro gozo,  não para se transformar num pavão de praia.

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Teologias

Hoje chegou outro preso, o Cacildo. Desta vez por dar porrada na mulher, uma pobre frequentadora das assembleias da IURD onde ia pedir paz para o lar a troco de dinheiro. O Bispo Macedo sempre diz: antes de sermos atendidos nas preces temos de mostrar que damos tudo a deus - dízimo, jóias, tudo o que temos , até ao último tostão. O cacildo é que não se deixou converter - assim que soube que a tonta da mulher tinha levantado os últimos quinhentos euros da conta para dar aos santos homens e caír nas boas graças do altíssimo, foi ter com ela à porta da fábrica e deu-lhe um enxerto de porrada tão grande que,  se os capatazes não lhe tirassem a criatura das mãos, estaria agora no cemitério em vez da unidade de cuidados intensivos.
A paz do lar ficou assim assegurada - ele está preso, a mulher mais morta que viva  ligada ao ventilador, os 500 euros volatizaram-se pelo poder do espírito santo.
Milagre, só pode.

Òscares

A homenagem do dia aqui fica a elogiar a blogosfera canina.

Micaela

Micaela trabalha na padaria todos os dias das sete horas até ao fim da tarde.
Chega muito branca, escanzelada do frio da madrugada, na mota que comprou a prestações.
De pescoço longilíneo, veste a bata às riscas cor-de-rosa e brancas, ata o avental e o barretinho cirúrgico dos aspirantes  a pasteleiros.
Tem um rosto muito estranho, do queixo afunilado, o maxilar superior deixa antever os incisivos amarelados. Sorri muito com as piadas do rapaz que trata das misturas da farinha.
Micaela adora trabalhar.
Sai de casa todos os dias com a mesma alegria com que as miúdas mais novas planeiam uma ida à discoteca.
Antes de saír  penteia rigorosamente o cabelo fino castanho-claro com um risco-ao-meio que lhe divide o crânio em dois hemisférios absolutamente simétricos.
Micaela nunca usou baton porque lhe deforma ainda mais a boca e faz sobressair o amarelo dos dentes. Todo o dia Micaela amassa, carrega, limpa o chão, faz trocos em moedas pequeninas, embrulha pães e biscoitos, numa algaraviada de garridice que lhe escorre pelo avental às riscas. Côr-de-rosa e brancas.
De vez em quando, perto do forno, os braços enormes do rapaz que trata das misturas da farinha, roçam-lhe o dorso. Micaela arrepia-se de alegria e uma súbita quentura avermelha-lhe o pescoço alto.
Nessas alturas sonha que vai concorrer ao Dr White e chegar à padaria vestida de princesa e com um sorriso mais coruscante que o Paulo Portas depois do último branqueamento dentário.

Diferenças de Género

Eu por mim, concedo de mão beijada que homens e mulheres são biologicamente diferentes.
As mulheres são em média menos musculadas, são  mais baixas e mais inteligentes que os homens.
Estes, por sua vez, têm uma demonstrada superioridade em algumas capacidades - a propensão para a cozinha, por exemplo ( os grandes chefs mundiais são homens e as estrelas michelin quase não existem no universo feminino). Os homens destacam-se também pela  sua sua tendência natural para o corte e costura, trabalhos finos que exigem elevada  destreza manual. Não só os grandes costureiros e ditadores de moda são quase todos homnes, como são homens os cirurgiões de topo em áreas onde a delicadeza de mãos é uma qualidade extrema ( microcirurgia, neurocirurgia, cirurgia plástica, reconstrutiva e cardíaca.). Uma outra área inelutável de superioridade masculina é a beleza do lar - os "grandes" designers de interiores, arquitectos, criadores de mobiliário e ambientes são quase exclusivamente do sexo masculino.

Ou seja - bons cozinheiros, excelentes em trabalhos manuais, imbatíveis na estética do lar. Não há dúvida,  os homens estão especialmente talhados para a vida doméstica. È uma questão biológica.

Uma obsessão indecente

Teodoro, monárquico dos quatro costados, como comprovava o bigodinho retorcido e hasteada à custa de laca-de-cabelo das senhoras, excitava-se sexualmente com citações em latim.
Na lista de parafilias da DSM IV R tal transtorno não aparece especificado, mas Teodoro, para consumar a erecção, necessitava sempre deste estímulo sensorial específico. Esgotadas as aulas de latim onde se acotovelavam apenas dois estudantes esquálidos, Teodoro ingressou em estudos literários na Universidade,  o que lhe permitia  um contacto permanante com as declinações. Isto depois de ter colocado de lado os estudos jurídicos (só por causa dos  parcos aforismos em latim, está visto).  Os textos envelhecidos eram afrodisíacos  que buscava em alfarrabistas obscuros, com a mesma obsessão doentia com que os velhos da sua idade frequentam as sexshops. De vez em quando, uma acompanhante contratada sussurrava-lhe ao ouvido palavras antigas  de latinices extremas. A arte de amar de Ovídeo, na língua morta original,   garantia-lhe orgasmos rápidos e frustrados.
Mas o lenitivo absoluto foram as longas celebrações religiosas em latim. Aí o êxtase era garantido, ainda por cima de graça. Não, não falo da Graça Divina mas da absoluta gratuitidade da coisa - Teodoro não tinha que pagar a ninguém para gozar longuíssimas erecções de duas horas.

A gordura dos homens

Chesterton escreveu coisas encantadoras e outras hilariantes, como qualquer escritor mais ou menos inflamado. Quanto à questão do voto das mulheres ( que ele abominava) sempre tive  a íntima convicção que tal deturpação ideológica  muito ficou a dever à sua obesidade mórbida. Digamos que um glutão obeso teria pouco êxito com as esguias sufragistas militantes, o que lhe terá valido não sei quantas frustrações esotéricas de cariz sexual. Uma espécie de  fábula de de La Fontaine  em versão antropomórfica  ( estão verdes...)

Nestas coisas de determinimo biológico, está por aprofundar a relação entre a gordura excessiva , a frustração sexual strictu sensus ( Freud falaria melhor sobre o recalcamento de fantasias libidinosas  sobre mulheres dominadoras de botins altos) e a ideologia machista.
 E eu até gosto do Chesterton.

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Leitura obrigatória

A propósito das infelizes palavras do cardeal Manuel Monteiro: Um excelente texto que subscrevo na íntegra.

Fez da mulher escrava durante 44 anos

As mulheres devem trabalhar em casa.

Não sei o que é mais terrível nesta reportagem. Se a miséria da casa, dos vizinhos, da aldeia, se a vida de tortura, tolerada pelas autoridade e ministério público. Este é o nosso país, a nossa realidade, algo que não muda de repente, que é sistémico como a pobreza, a superstição ou a violência.
A mulher vivia em casa, entregue aos trabalhos doméstico, como compete ao mulherio dedicado.Ele, era "impecável" na conversa, como conta uma vizinha.

Os defensores das lésbicas

Anda por aí um grande movimento a defender que a função essencial das mães é cuidar dos filhos.
Os pais podem ser menorizados ou excluidos da coisa. Quando muito, os machos  são uns meros "provedores" económicos, e, por isso, só eles devem trabalhar fora de casa. A ideia é bastante novecentista - as mulheres devem ficar em casa a cuidar das crianças porque têm útero, mamas e picos de ocitocina durante o parto.
Levada a este  extremo, eis uma excelente defesa dos casais de lésbicas, incluindo a maternidade e adopção.
As crianças só podem  beneficiar por serem  criadas em casa por duas mães.

Os vampiros

25 anos depois, a voz de Zeca Afonso continua cada vez mais actual.

Zeca Afonso - Os Vampiros (Original)

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Conto breve

Carlota concentrou-se a manhã toda na dor da perna esquerda.
Era uma dor em surdina, como o roer de um cão na carne, um latejar sem descanso.
Ao concentrar-se na dor, Carlota esquecia o óbvio - a tarde de sol primaveril e a sua reclusão de mulher velha à espera da morte.

A pílula é Pro-life

Os números do aborto no mundo não estão relacionados com legislação restritiva. Ou seja as mulheres que querem abortar fazem-no quer o aborto seja legal ou ilegal - a percentagem de abortos por país é sensivelmente a mesma quer eles sejam legais ou ilegais. A única coisa que varia com a despenalização é a mortalidade das mulheres.Por exemplo,  entre 1996 (quando legalizou o aborto) e 2007 a África do Sul viu baixar em 90% a taxa de mortalidade de mulheres que abortaram.
No Uganda, onde o aborto é ilegal e se incentiva à abstinência, a taxa de abortos foi de 54/1000 em 2003, mais do dobro dos Estados Unidos e o quíntuplo da Europa Ocidental. A região do mundo com um dos  mais elevados indices de aborto é a América latina, onde o aborto é ilegal na maior parte dos países e o acesso à contracepção pouco facilitado.

.

Contos breves.

Desde que os retornados ocuparam o governo de portugal , Ildefonso não se conforma.
Já bastou tê-los aguentado na sua meninice angolana, quando o esplendor do colonialismo tuga - nada manso, ao contrário do que rezam os mitos - fazia dos pretinhos os seus lacaios  para todo o serviço, ou, quando muito, os seus animais de estimação.
Desde essa altura que Ildefonso os conhece bem - os olhares ávidos da ganância e do lucro, o autoritarismo pacóvio mascarado de virtuosismo saloio, aquele especial talento para se sabujar aos mais fortes e oprimir os mais fracos.
Ildefonso topou-os de longe e vai rangendo os dentes.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Da minha janela

Da janela da sala todos os dias vejo os magotes de turistas que peregrinam para Pére Lachaise.
Nas primeiras semanas, mal me apercebia deste tráfego humano, embalado na corrente  que palmilha as ruas de Paris e desemboca nos locais mais absurdos.
Aos poucos, fiquei a conhece-los e a fazer pequenas apostas mentais sobre os túmulos que procuram. Os amantes de Tom Morrison (cuja campa sempre cheia de flores, sobretudo rosas, velas e restos de mortalhas de haxixe) serve de palco a cantores improvisados, são em regra estudantes muito jovens e alternativos, com violas, rastas, cães e instrumentos musicais de todo o tipo. São sem dúvida a fauna mais animada.De resto o túmulo de Jim deve ser dos mais procurado,a julgar pelas setas informais desenhadas a canivete nas outras sepulturas, a indicar o caminho. Os seguidores de Alain Kardec, são em geral mais velhos, arrastam-se vestidos de escuro, circunspectos e um pouco soturnos, à excepção de algum grupo perdido  de brasileiros.
Os amantes da literatua, em geral de meia idade, buscam as campas de Balzac, Proust, Oscar Wilde no meio do labirinto dos mortos. Tudo animado pelo mais terno silêncio campestre em que, sem se darem  conta, as pessoas moderam o tom de voz.
Nos últimos anos, proliferam bandos de Emos, jovens pálidos e olheirentos e carregados de drogas, vestidos de negro estilo anos oitenta misturado com o revivalismo romântico novecentista. Adoram mortos, cremações, cemitérios, deslocam-se aos pares de casais esquálidos, e ultimamente, por influência dos êxitos de bilheteira dos filmes de vampiros, começam a multiplicar-se lotes de criaturas juvenis que cultivam a estética e cultura vampiresca. Esses procuram o mausoléu da princesa Démidoff-Strogonoff , uma garantida vampira.

terça-feira, fevereiro 21, 2012

A sucessão de Bento

Por trás destas golpadas de sacristia - a demonstrarem que as saias vermelhas transformam qualquer homem em esforçado alcoviteiro - Sodano está posto em causa, a credibilidade de Bertone ferida de morte e o Cardeal de Viena Christoph Schönborn, vai ganhando espaço e estatuto, vendo assim aumentar as possibilidades de ser eleito o próximo Papa.
Inimigo público de Sodano, um ultraconservador, com quem entrou em conflito aberto por causa daquele ter tentado durante décadas esconder os escândalos da pedofilia, Schönborn tem lutado publicamente por uma mudança na cúria, e mesmo pela mudança de algumas orientações doutrinárias absurdas.

Vatileaks


Quando João Paulo I apareceu misteriosamente morto no seu quarto, 33 dias após o início do seu papado, o Bispo Paul Marcinkus, o  "Banqueiro de Deus", controlava os milhões do Vaticano. João Paulo I iniciara discretamente uma investigação sobre os negócios obscuros do Banco do Vaticano, que incluía branqueamento  do dinheiro da Máfia . Roberto Calvi, director do Banco Ambrosiano  apareceu enforcado numa ponte de Londres, logo após os seu banco declarar falência. A bancarrota do banco do vaticano foi prontamente colmatada  in extremis com os milhôes da Opus Dei. Como contrapartida o fundador da organização foi santificado rapidamente pelo novo papa, João Paulo II. Marcinkus, o  "Banqueiro de Deus" foi afastado. Nada disto é teoria da conspiração mas factos históricos.

Vaticanleak ou o fim de um papado

"As motivações dos “lobos vestidos de púrpura” para fazer cair o Papa são as mais diversas: desde 1978 que o maior lugar da Igreja não é ocupado por um italiano e alguns cardeais entendem que chegou a hora de isso acontecer; outros consideram que Ratzinger foi longe de mais ao tentar promover a transparência dos dinheiros da Igreja (ver texto ao lado) e cortar na permissividade em relação aos abusos sexuais de menores entre o clero.
(....). Há dois anos, Bento XVI dizia, numa entrevista ao seu jornalista favorito, o alemão Peter Seewald, que quando um Papa “tem a clara consciência de que não está bem física e espiritualmente para levar adiante a função que lhe foi confiada, tem o direito e, em algumas circunstâncias, o dever de se demitir”. Por isso também já há quem especule, em Roma, que Bento XVI pensa demitir-se em Abril – mês em que completa 85 anos de vida e sete de pontificado."


domingo, fevereiro 19, 2012

Os direitos das mulheres em alturas de crise económica

Quando se conjuga a maior crise económica de cem anos,  o desemprego a subir em flecha e dicursos prónatalistas, já sabemos o que aí vem por parte do conservadorismo histriónico católico.
A ideia é básica e simples -  para ultrapassar a crise, as fêmeas devem ficar restritas ao giniceu doméstico e reduzidas à sua função procriativa, como as vacas. Sagradas ou não, não passam de vacas.

No entanto, não é este o pensamento católico:
"Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, económica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do « mistério », à edificação de estruturas económicas e políticas mais ricas de humanidade." João Paulo II

Inútil será recordar a estes paspalhos esclerosados que as mulheres sempre trabalharam (no campo, nas ruas, e, mais tarde,  a partir da revolução industrial, nas fábricas) enquanto pariam e  criavam filhos ao mesmo tempo. A ideia da mulher doméstica dedicada aos folguedos da maternidade foi uma invenção recente de um determinado grupo social restrito. E, mesmo assim, as "mães devotadas" da burguesia, as tais "mães a tempo inteiro", viam-se livres das crias assim que as pariam, e entregavam-nas aos cuidados de amas que as substituiam inteiramente enquanto voltavam  ás alegrias da socialite.
A invenção da maternidade vivida e plena é recente - muito recente. a “invenção da maternidade” faz parte de um conjunto de influências que afetaram as mulheres a partir do final do séc. XVIII: o surgimento da idéia de amor romântico; a ideia  do lar,  e, mais recentemente, com  o  declínio do poder patriarcal e o maior controle das mulheres sobre a criação dos filhos. De resto, nas sociedades ocidentais no final do séc. XIX  o número de abortos como meio de limitar os nascimentos era catastrófico quando comparado com os números de hoje.
A maternidade plena surge lado a lado com a afirmção dos direitos das mulheres, com a possíbilidade da contracepção eficaz, com a drástica  baixa da mortalidade infantil com a  descoberta da infãncia e dos direitos das crianças. Tudo conquistas do século XX.
E sim, hoje somos cidadãs a parte inteira, mas, nunca esqueçamos, nada está garantido para sempre."

Preveni-as contra si, cardeal

Também eu tenho filhas. E faço minhas as palavras de Ferreira Fernandes.

"Dito isto, engalinhei por ele ter dito que "a mulher deve poder ficar em casa ou, se trabalhar fora, num horário reduzido, de maneira que possa aplicar-se naquilo em que a sua função é essencial, que é a educação dos filhos". Na verdade, não engalinhei, senti a crista encrespar-se! Senti a minha função essencial de pai educador diminuída. Que é isso de que cabe mais e melhor a elas educar?! Parir, de acordo; mas a educar peço meças. Acordei noites para sussurrar acalmias a choros. Admoestei muito cedo a falta de dizer bom-dia a vizinhos. Mergulhei junto para acabar com medos. Forcei-me a decorar poemas só para a acompanhar. Soube fazê-la sentir que ela estava comigo, mesmo quando estávamos longe um do outro... É certo que não fiquei em casa nem trabalhei menos para a educar, não pude, é a vida. Mas apliquei-me na minha função essencial de pai educador. E a prova é que dei à minha filha ensinamento útil: "És cidadã a parte inteira, mas, nunca esqueças, nada está garantido para sempre." Preveni-a contra si, cardeal. "

O verdadeiro exorcismo

"O poder e o serviço, o egoísmo e o altruísmo, a posse e a dádiva, o lucro e a gratuitidade: estas lógicas profundamente opostas confrontam-se em todas as épocas e todos os lugares. Não há dúvidas sobre qual é a via escolhida por Jesus"   Bento XVI

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Há muito, muito tempo

"A mulher deve poder ficar em casa, ou, se trabalhar fora, num horário reduzido, de maneira que possa aplicar-se naquilo em que a sua função é essencial, que é a educação dos filhos." D. Nanuel Monteiro em entrevista

Hum.... que machismo tão óbvio e tão datado.
E ainda dizem que ser católica e feminista não faz sentido....

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

As razões do Cisma consumado

"O ecumenismo atuala liberdade religiosa, cujo fruto é a laicidade de hoje, e a colegialidade, que paralisa completamente a vida da Igreja, são inaceitáveis para nós. "

Explicação dada pelos lefevristas para  manterem o cisma, em entrevista do superior do distrito da Alemanha da Fraternidade São Pio X, publicada pelo jornal alemão Die Welt.

Belgian priests against celibacy and for women priests

2011 - Um ano de viragem

Na Bélgica, mais de duas centenas de sacerdotes, apoiados por milhares de fiéis, formularam um pedido por escrito defendendo a comunhão de católicos recasados, a ordenação de homens casados e de mulheres, e a possibilidade de leigos a realizarem a homilia durante a missa. Entre os subscritores deste documento estão personalidades de grande relevo do catolicismo, como o Chanceler da Universidade Católica de Leuven, Roger Dillemans, o governador da província de Flandres Ocidental Paul Breyne, ex-membros do conselho pastoral diocesano e alguns padres muito conhecidos e estimados. Movimentos similares surgiram com intensidade eem vários quadrantes. Na Áustria, 329 padres integraram a chamada "Iniciativa Pfarrer", um "apelo à desobediência", no qual exigiram reformas urgentes na Igreja. Entretanto, numa pesquisa da TV austríaca ORF, 72 por cento dos sacerdotes do país seria favorável ao "apelo à desobediência" - 71 por cento querem abolir a obrigação do celibato, e 55 por cento, para permitir a ordenação de mulheres.
( Para perceber o sentir da Igreja, recorde-se que ambém na Áustria, na diocese de Linz, houve um incidente anterior que marcou o pontificado de Bento XVI. Em janeiro de 2009, o Papa nomeou bispo auxiliar de Linz, Gerhard Wagner, uma escolha infeliz, atendendo ao seu perfil hiperconservador e de pendor tradicionalista. O clamor da comunidade foi de tal ordem que o Vaticano recuou e Gerhard Wagner foi forçado a renunciar antes de ser consagrado).
Nos Estados Unidos, 157 sacerdotes solicitaram ao Papa o fim da obrigação do celibato e a ordenação de mulheres. Na Austrália, já em 2006 o Bispo William M. Morris escrevera uma carta pastoral, indicando que estaria aberto a ordenação de mulheres e homens casados caso mudassem  as regras da igreja para permitir que tal possibilidade. Tendo recusado alterar as suas palavras foi em 2011 retirado das suas funções pelo Vaticano. Como resposta, milhares de fiéis da Diocese de Toowoomba, enviaram uma carta a Bento XVI para contestar a decisão. Os ndignados signatários da carta enviada ao Vaticano exigiram explicações sobre a remoção de Morris e que "nunca mais tal tratamento ser repetido em outras dioceses na Austrália". Durante o ano de 2011 Também o Cardeal Patriarca de Lisboa afirmou publicamente que não havia fundamentação teológica para a ordenação de mulheres. Apesar de ter sido forçado a explicar as suas palavras, a nota que divulgou posteriormente foi esclarecedora. Mas milhões de católicos portugueses apoiaram o seu cardeal patriarca. Para perceber o peso de algumas palavras há que contextualizar. Na Igreja Catòlica só havia trés patriarcas de rito latino : O Patriarca do Ocidente (o próprio Papa) - Suprimido e abolido em 2006 pelo Papa Bento XVI; o Patriarca de Veneza ( considerado um cargo papabili)  e o Patriarca de Lisboa....

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

O pensamento mágico .

Uma das características da imaturidade psicológica é a incapacidade de pensamento formal. 
É muito interessante verificar que em questões de espiritualidade os ditos "tradicionalistas" reduzem a catolicidade  ao pensamento mágico,  relativamente à parafrenália da celebração litúrgica .

Um bom exemplo é a ideia da consagração da Rússia a Maria.Tudo é magia, e, como em qualquer celebração pagã, bastará seguir as formalidades de uma qualquer "consagração", para que os problemas da humanidade se resolvam. Parece-me que esta concepção do rito tem muito de paganismo e nada de cristão.

A chacina continua

Desta vez são três as mulheres chacinadas - degoladas e esventradas com uma catana. Mãe. filha e neta.


A chacina de mulheres continua , um país de brandos  costumes, às mãos de bons pater familias, no seio de uma família heterossexual abençoada pelo sacrossanto matrimónio.

domingo, fevereiro 12, 2012

Luz

Os dias são mais belos do que as noites. È simples de se dizer.
Durante toda a tarde a mulher reinventou o jardim no meio do cimento dos prédios. Varreu o pátio , regou rosas e girassóis, poliu pequenos pratos metálicos, esfregou  o chão, lustrou as plantas de plástico num alguidar azul com detergente. Durante toda a tarde o seu dorso flutuou sobre o jardim artificial encaixado entreparedes de um bairro alfacinha e sempre que  parecia que a mulher ia finalmente descansar e sentar-se na cadeira de plástico para saborear o sol, as flores, ou a vista sobre os pátios vizinhos, ei-la que encontrava um motivo qualquer para recomeçar - uma nódoa, um bocado de pó, uma haste seca que era preciso cortar.
 Os dias são mais belos do que as noites. È simples de se dizer.
E enquanto a luz do dia aquecia as gargantas das rosas, a mulher não se sentou, numa afanosa labuta contra o caos acinzentado do jardim possível. Quando por fim  se poisou na cadeira e ergueu os olhos , já a noite acontecia.
Foi então que lhe vi o rosto - desfigurado com um hemangioma gigantesco que lhe esfacelava a face.
As noites são mais belas do que os dias.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

O próximo papa

A sucessão de Bento XVI é um assunto muito em voga. Por razões mais que  óbvias. Começando pelo facto de ser um homem muito velho e com graves problemas de saúde (sobretudo cardíacos) não é expectável um pontificado longo. As intensas exigências (inclusive físicas) da actualidade e uma agenda implacável, fariam muito quarentão esmorecer, quanto mais um quase nonagenário... A saúde do papa, embora aparentemente estável atendendo ao seu quadro clínico e idade , tem vindo a degradar-se rapidamente nos últimos meses. Mais ainda - depois da experiência penosa de João Paulo II, que se arrastou completamente incapacitado e quase agonizante nos anos finais do seu ministério, o actual Papa já fez saber que em caso de doença grave ou incapacidade não continuará nas suas funções. Por tudo isto , na sombra já se discute e prepara "diplomaticamente" a sucessão política de Bento XVI, com todas as manobras de bastidores que o processo encerra.

Um verdadeiro exorcismo

Facto inédito na história do Vaticano - num Congresso Internacional em Roma sobre as respostas da igreja aos casos de pedofilia clerical, uma mulher representante das vítimas de pedofilia falou publicamente. Importante mensagem que vem de Roma - em primeiro  lugar o problema de pedofilia e abuso sexual de menores cometido por padres não é um problema de "homossexualidade", pois muitas das vítimas foram e são meninas. Em segundo lugar a voz e a visibilidade dada às vítimas dentro de uma Igreja inclusiva implica que as respostas de prevenção devem ter em conta os contributos e vivências das vítimas. Não se trata pois de pedir desculpas esfarrapadas face a danos irreparáveis, mas de prevenir novos casos, sinalizar os criminosos e colaborar com Justiça penal na sua punição. Neste encontro que envolveu mais de 100 Bispos  40 superiores de ordens religiosas, as palavras de Marie Collins tiveram um impacto considerável.

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Os doidos do costume

Parece que o pretenso aspirante ao trono português ( quando toda agente com cultura histórica sabe que não tem qualquer legitimidade a isso - mas não  vou falar aqui do jardineiro da carlota joaquina nem do dom miguel),  tem uma grande  admiração pelo Governo da Síria, o mesmo que está a chacinar o seu povo.
 Há apenas alguns meses, o senhor Engenheiro (agrónomo, para que conste) deslocou-se à Síria e fez encomiosas delarações públicas de apoio a al-Assad. Ao que parece al-Assad pretendia que ele influenciasse elementos das casas reais europeias,  das boas intenções do regime sírio. O senhor engenheiro Duarte terá visto  a sua missão como um trabalho diplomático ,  mas pergunto eu, quem o incumbiu dessa tarefa, se o senhor Duarte não é nem nunca foi diplomata de carreira e não tem nehum cargo público com ratificação democrática?
Já agora estamos a falar de um senhor que gostava muito  de ter outra nacionalidade que não a portuguesa, assim o afirmou publicamente.

Na altura do reis corsos  por esse país fora, só podemos sorrir. È carnaval, ninguém leva a mal. i

.

domingo, fevereiro 05, 2012

Branqueamentos pedófilos

Não deixa de ser nauseante a forma como alguns sites blogers católicos negam o horror dos actos pedófilos cometidos por padres contra crianças.
A "defesa " consiste em afirmar  que não se tratou de pedofilia, porque apenas uma pequena percentagem do abuso sexual de padres ocorreu com vítimas menores de onze anos. Portanto o problema não seria pedofilia mas homossexualidade.


Apenas para esclarecer os incautos que possam embarcar nesta operação de branqueamento de pedofilia:
Critérios para o diagnóstico de F65.4 Pedofilia (302,2) - DSMIV
A. Durante um período de pelo menos 6 meses, apresenta recorrentes e intensas fantasias sexuais excitantes, ou comportamentos envolvendo atividade sexual com crianças pré-púberes ou crianças mais velhas (geralmente 13 anos ou menos).

B. As fantasias, impulsos sexuais ou comportamentos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes de funcionamento.

C. A pessoa tem pelo menos 16 anos e é pelo menos 5 anos mais velho que a criança ou crianças no Critério A.

Portanto, só para esclarecer,  o adulto que mantém relações sexuais com crianças prépúberes e adolescentes, sejam meninos ou meninas é um pedófilo.

Parábola de um filho pródigo que não voltou a casa

Um filho mimado faz uma birra, tem comportamentos desonestos,  sai de casa e bate com a porta em conflito com o pai e os seus numerosos irmãos..Durante mais de quarenta anos mantém o afastamento, renegando inclusive a pertença à sua família de origem. Passadas largas década, o pai, apiedado, dispõe-se a acolhe-lo novamente em casa, fazendo cedências a alguns caprichos, fechando os olhos aos insultos e até perdoando graves abusos contra a sua autoridade. Que faz o filho pródigo? Num primeiro momento parece querer regressar e exalta vitória face à cedência paterna.  Vai até à soleira da porta da casa, que está aberta como sempre esteve, mas em vez  de entrar novamente de coração aberto ao perdão e reconciliação, qual filho pródigo, inicia uma série  de melífulas conversações.
Recusa-se mesmo a entrar na casa paterna sem alterar o seu comportamento erróneo,  e só quer entrar com a garantia de que,  a partir de agora , será ele a fazer  todas as regras e a controlar toda a vida doméstica.

No fim acaba por ficar de fora, sozinho e isolado como sempre esteve, na sua pequena miséria.

sábado, fevereiro 04, 2012

Os cismáticos

Não é nada de novo da história da Igreja haver pequenos grupos de dissidentes que não aceitam  a validade de alguns  Concílios Católicos . Até ao século IX, houve sete concílios ecuménicos reconhecidos tanto pela Igreja Católica como pela Igreja Ortodoxa. Desde então, a Igreja Ortodoxa não tem reconhecido como ecuménico mais nenhum concílio, ao passo que a Igreja Católica continuou a convocar e realizar concílios ecuménicos em comunhão plena com o Papa.
No entanto, ainda recentemente  os vetero-católicos  rejeitaram as decisões do Concílio Vaticano I (1869-1871), que definiu o dogma da Infalibilidade Papal.  Mais recentemente, um outro grupo minoritário uma organização ultratradicionalista  autodenominada FSSPX, recusa o Concìlio Vaticano II.  Tanto uns como outros não estão em comunhão com a Igreja Católica e o fundador da FSSPX, que iniciou o Cisma, morreu excomungado pelo Papa João Paulo II. Já nessa altura o Vaticano  ( na pessoa do negociador Cardeal Ratzinger) tudo fez para que a dita organização permanecesse em comunhão com Roma, mas o cisma foi inevitável.

A verdade sobre o casamento de padres

O Pe. Shay Cullen foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho extraordinário com crianças nas Filipinas. Numa entrevista ao jornalista irlandês Gay Byrne no canal de televisão estatal RTE, o Pe. Cullen afirmou que o celibato clerical em breve será ultrapassado e relembrou o fundamento histórico da proibição do caamento dos padres: "O celibato é apenas uma prática em grande parte para afastar a propriedade das mãos dos casais".
E de facto, assim é. No século V, por exemplo, os 300 bispos dos que participaram do Concílio de Rímini eram todos casados. A proibição do casamento de padres  surgiu apenas a partir dos séculos IV e V, por questões estritamente administrativas e econômicas. Um padre casado e com filhos significava que  a Igreja teria que dividir os seus bens com os futuros herdeiros do sacerdote. Para quem ficava a herança do padre? Para os filhos e esposa ou para a Igreja?

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

O voto dos católicos - a voz das mulheres consagradas

Dear Governor Quinn,
Because of your faithful support of Reproductive Justice for all and your recent meeting on December 16 with Cardinal Georgeand thirteen Bishops in Illinois as reported in the Chicago Sun-Times I write to you as one of the Co-Ordinators of the National Coalition of American Nuns. Our organization, founded in 1969 continues to study and speak out on issues of Justice in Church and Society. We continue to work to change the treatment of women in theCatholic tradition.as noted in the following:
+ Women do not have the right to vote in the Catholic Church
Is this not another form of sexual abuse ?

This is evident when all men elect Popes.This is true when Synods on relevant topics are held in Rome
and women have neither voice nor vote.
+ Women are not welcome to participate in seven sacraments as they are excluded from the sacrament of Ordination and preaching.

Is this not another form of sexual abuse ?
+ We had to send grandmothers to petition for female altar servers in 1983 and now are told this may be denied  our young women 30 years later.

Is this not another form of sexual abuse ?
+ Babies born female are not considered to be made in  the image and likeness of God and therefore
inclusive language is not advocated or promulgated in songs, verse, scripture, textbooks and other publications.
Is this not another form of sexual abuse ?
+ Parishes are encouraged to harass and report women who enter health clinics for a myriad of serious health  issues,counseling or check-ups.
Is this not another form of sexual abuse ?
+ While there is much gazing at women and their  decisions to do what is right for their own bodies, often thinking about their families and partners there  is never a call to investigate males or their choice to have a vasectomy or a urological exam.nor have we ever had Vasectomy Sunday preached from the pulpit.
Is this not another form of sexual abuse ?
We respect women as moral agents and their primacy of conscience, This has been formed by their ancestors who have gone before them and what they have learned from other feminists who have handed down a morality which trusts women to make good decisions about children, sexuality, and their work to build a world even better than when they entered it because they believe that in women we see the face of God. The Chicago Tribune reported today that fewer women in the U.S.ages 15 - 24 are receiving reproductive health care. This includes Pap tests, pregnancy tests, contraception prescriptions, tests for sexually transmitted disease and other gynecological care. Several factors were given including the decline in public sector clinics serving the poor, increasing unemployment and the corresponding lack of health insurance, and updated guidelines requiring fewer Pap tests. Birth control without co-pays is a financial must for most women in the U.S. We cannot support refusal provisions in the Affordable Care Act for religiously affiliated hospitals, universities, organizations and other entities. Children in Illinois must receive medically accurate and age appropriate reproductive health education.If we truly care about children, especially those born female we will remain steadfast in our work for their rights.
We are grateful to you Governor Quinn for your work as Governor protecting the rights of women of all faith traditions. We ask that you may continue to teach others the true meaning of Equality for every person in the State of Illinois and that you may be blessed with good health, joy, and hope in the New Year (s)....

Donna Quinn

National Coalition of American Nuns

Os cismáticos recusam voltar á Igreja

É oficial - as tentativas do Vaticano de ultrapassar o Cisma dos lefebvrianos, em conversações duras com a sua associação sairam goradas - os cismáticos recusam a aceitação do Concílio Vaticano II - causa do cisma inicial  - e recusam igualmente a mão estendida de Roma no sentido da reconciliação.
Aliás este desfecho era previsível e sabido de quem frequenta os meandros eclesiais.
Fica assim definitivamente esclarecido  o afastamento doutrinal da seita FSSPX da doutrina da Igreja Católica .
Fellay o disse e os habituais sedevacantistas tridentes rejubilaram. Entetanto o Vaticano classificou de  mentirosas algumas informações divulgadas no site polaco da seita FSSPX ....