terça-feira, março 01, 2011

os excomungados herdeiros de lefebvre

Excomunhão significa antes de mais não estar na comunidade - manter-se fora de .
Bernard Fellay, líder da Sociedade de São Pio X, que reúne os seguidores do arcebispo francês Marcel Lefebvre, que em 1988 ordenou quatro bispos sem autorização papal e morreu excomungado, disse que os diálogos de seu grupo com a Santa Sé  iriam "chegar a termo sem um acordo de reconciliação com a Igreja".  A 02 de Fevereiro, numa entrevista, Fellay, um dos quatro bispos ordenados por Lefebvre disse que o diálogo com a Santa Sé não tem sido capaz de convencer os representantes do Vaticano do retorno à Igreja de antes do Concílio Vaticano II.
Quando questionado sobre se  a aceitação do Vaticano II seria um  "um obstáculo intransponível", Fellay responderu  que "para nós, em qualquer caso,  sim". Outro facto que está a provocar grande agitação nas hostes tridentinas e a fazer reemergir as teses sedevacantistas do grupo é o Encontro de Assis marcado pelo Papa para Outubro próximo.
Em suma - as conversações dos lefebvristas com o Vaticano estão a chegar ao fim sem qualquer resultado prático, mantendo-se o cisma destes com a igreja católica.


Sem comentários: