segunda-feira, novembro 22, 2010

A verdade liberta

 1 - As afirmações públicas  de Bento XVI sobre a admissibilidade do preservativo como prevenção da SIDA constituem, formalmente uma importante ruptura com o discurso habitual do Vaticano.
Esta ruptura foi aplaudida e sublinhada por milhões de Católicos ( Bispos, padres, laicos e comunidades católicas) em  todo o mundo, assim como organizações internacionais de combate à SIDA e pela própria ONU.

2 - Que haja algumas franjas minoritárias tradicionalistas que neguem os factos não é nada de estranhar.
Afinal, o negacionismo faz parte da matriz cultural dos Rad Trads, basta lembrar as teses negacionistas do nazi Williamsom, de quem são fervorosos admiradores.

3 - Mas quando alguns rads trads, se apressam a proclamar que as afirmações públicas do papa Bento XVI  são "um acto contrário ao ensinamento constante da Igreja", e que como tal,  "não gozaria da presunção de infalibilidade que é própria do magistério ordinário quando conforme à tradição" ( quão longe vai a estrombólica defesa do conceito da tendencial infalibilidade papal !),  então temos a certeza  definitiva de que as afirmações públicas do Papa, se bem que moderadas pela subtileza que lhe é característica, são,  ipso factus, uma REVOLUÇÂO.

Sem comentários: