terça-feira, novembro 10, 2009

Retrato da FPSX pela tribuna.

O retrato é fidedigno porque vem de dentro - de aficcionados confessos.
1 - "(...) no que respeita à sua posição da própria Fraternidade face aos problemas que o Cristianismo enfrenta, enveredando por uma posição separatista. Esta posição absolutamente condenável, que é hoje mais uma opção e não tanto uma imposição, tem vindo a ser o grande sinal visível do que outrora era um sedevacantismo disfarçado, agora propenso a uma tentativa - voluntária ou não, consciente ou simples ilusão demoníaca – de cisma.
Este retrato é absolutamente verídico e exprime integralmente as convicções mais íntimas de Lefebvre, expressa por este publicamente e em numerosos documentos e que o conduziram ao Cisma e à sua inevitável ( e definitiva) excomunhão.
É aliás este o tipo de discurso repetido à exaustão de forma mais ou menos propagandista pelos aficcionados tridentinos nos escassos blogues portugueses que se dedicam ao tema. Aliás a forma como este é tratado sistematicamente, de forma muito pouco estruturada e bastante simplória com muitos vivas, avé marias, olés e interjeições pietistas de mau gosto contra santa missa, o Concílio Vaticano II, ou o Ecumenismo, exprime esta atitude cismática.
Resta então um agradecimento à tribuna por esclarecer de forma tão clara a verdadeira realidade por trás dos aficcionados do rito seiscentista ( 1570) também conhecido por rito tridentino.
A questão ritual é apenas uma nota de rodapé à margem da história - a essência da questão é acima de tudo um CISMA doutrinal que foi protagonizado por Lefebvre e seus seguidores e que quer ser mantido pelos que o defendem arvorando-se em "tradicionalistas".

Sem comentários: