As pessoas psicologicamente mais frágeis são especialmente vulneráveis às seitas. Precisamente porque encontram algum conforto na dependência de outrém. Ter alguém que lhes controle os pensamentos, as opções existenciais, os comportamentos e os valores é pacificador. Deixar-se alienar a troco de segurança básica.
Todas as seitas religiosas aproveitam esta vulnerabilidade psicológica estrutural de algumas pessoas e utilizam a direcção "espiritual" com o objectivo primário de controlo.
Claro que há pessoas tão perturbadas que são elas mesmas quem buscam esse controlo. Deixam assim de pensar por elas mesmas e é o director espiritual da seita que passa a decidir todos os seus passos, desde os blogues onde escrevem às leituras que fazem ( sobretudo as que não fazem ), as quecas que dão ( sobretudo as que não dão), os métodos contraceptivos que usam e até lhes arranjam os empregos que frequentam ( que muitas vezes dependem das cunhas de elementos da seita). Quem obedece nunca se engana, repetem , como se a alienação fosse a pedra de toque da sua crença privada.
É triste, mas é assim mesmo que as seitas funcionam. E os seus alienados também.
Chamam a isto Direcção Espiritual.
Sem comentários:
Enviar um comentário