segunda-feira, novembro 23, 2009

Direcção espiritual e controlo da mente em seitas religiosas

As pessoas psicologicamente mais frágeis são especialmente vulneráveis às seitas. Precisamente porque encontram algum conforto na dependência de outrém. Ter alguém que lhes controle os pensamentos, as opções existenciais, os comportamentos e os valores é pacificador. Deixar-se alienar a troco de segurança básica.
Todas as seitas religiosas aproveitam esta vulnerabilidade psicológica estrutural de algumas pessoas e utilizam a direcção "espiritual" com o objectivo primário de controlo.
Claro que há pessoas tão perturbadas que são elas mesmas quem buscam esse controlo. Deixam assim de pensar por elas mesmas e é o director espiritual da seita que passa a decidir todos os seus passos, desde os blogues onde escrevem às leituras que fazem ( sobretudo as que não fazem ), as quecas que dão ( sobretudo as que não dão), os métodos contraceptivos que usam e até lhes arranjam os empregos que frequentam ( que muitas vezes dependem das cunhas de elementos da seita). Quem obedece nunca se engana, repetem , como se a alienação fosse a pedra de toque da sua crença privada.
É triste, mas é assim mesmo que as seitas funcionam. E os seus alienados também.
Chamam a isto Direcção Espiritual.

Sem comentários: