sexta-feira, novembro 20, 2009

As tenebrosas políticas natalistas


O regime totalitário de Ceausescu protagonizou as mais agressivas políticas natalistas de que há memória. Não só todos os métodos contraceptivos eram proibidos e a sua implementação criminalizada, como o aborto era um crime.
Na roménia, todas as mulheres em idade fértil (nas fábricas e escolas) eram submetidas periodicamente ( uma vez por mês) a exames ginecológicos forçados, por médicos do estado, para identificar todos os casos de gravidez, e impedir qualquer forma de aborto, num controle sem precedentes. Tratadas como gado, as mulheres romenas fartavam-se de parir e a taxa de natalidade disparou. O objectivo estatal era obter quatro novas crias por mulher. Mas na década de oitenta, a natalidade não aumentava como o previsto.
As condições socioeconómicas dramáticas em que viviam as famílias romenas numerosas não suscitou qualquer piedade às políticas natalistas do ditador, pelo contrário - em breve a roménia se encheu de tenebrosas instituições de acolhimento de crianças abandonadas e estropiadas que entregues aos cuidados maternos do Estado, morriam como cães.
Uma das experiências mais extraordinárias de miséria humana foi a descoberta destes "orfanatos" de mães vivas que partilhei em primeira mão a equipa da AMI, em 1991. Não só a mortalidade infantil e neonatal disparou aflitivamente na Roménia como centenas de milhares de crianças foram pura e simplesmente abandonadas pelas famílias, incapazes de as sustentar. O infanticídio também aumentou assim como a mortalidade materna e os abortos clandestinos.
Claro que esta concepção da família como instituição procriativa originou um conjunto de legislação "protectora" - o divórcio passou a ser muito restritivo; a partir de 1977 todas as pessoas em idade procriativa, com mais de 25 anos e que não tivessem filhos eram obrigadas a pagar um imposto especial, uma espécie de multa...
Ou ouvir as insanidades dos "defensores do casamento " como última ratio da procriação compulsiva, não posso deixar de pensar que apoiariam com fervor messiânico as políticas natalistas de Ceausescu contra as mulheres...

Sem comentários: