terça-feira, novembro 10, 2009

Nazis larilas

A associação do nazismo à homofobia tem algum fundamento histórico. Adolfo Hitler (que alguma pesquisa histórica refere tendências homossexuais) perseguiu sistematicamente os homossexuais. Milhares deles morreram em campos de concentração, ao lado de outras minorias igualmente perniciosas, como os ciganos, os judeus ou os doentes mentais.
A diferença e a questão de serem grupos minoritários justificaria, segundo a óptica nazi, a total ausência de direitos ( só acessíveis às maiorias).
Recentemente , Jörg Heider - líder da extrema-direita na Áustria (apologista de alguns ideais neo-Nazis e anti-Semitas) era homossexual.
A fixação em determinadas imagéticas estéticas e a obsessão nazi por determinadas características físicas promotoras da masculinidade , as formas de dominação e violência fazem com que o ideário homofóbico seja partilhado por todas as formas de regime totalitário.
Curiosamente a homofobia latente ou expressa, sobretudo a mais virulenta, traduz sobretudo uma sexualidade mal resolvida ou mesmo tendências homossexuais recalcadas.
Nas próximas semanas vamos assistir ao emergir mediático de muitos pequenos adolfos.
O argumento de que minorias não devem ter os mesmo direitos humanos que as maiorias é tão velho como todas as formas de opressão.

Sem comentários: