segunda-feira, novembro 09, 2009

Declaração pública

Nas várias escolas onde os meus filhos estudam ( e estudaram ) não há crucifixos nas paredes.
Quando eu era pequena havia um tenebroso crucifixo na minha sala de aulas. Lembro-me de o olhar entre o terror e a repugnância - o que fazia um homem de fraldas com ar moribundo na parede? Ao lado da imagem do marcelo cateano e do falecido e omnipresente catolaico salazar. (Sempre achei estranho que o jesus adulto usasse fraldas, mas nunca me atrevi a perguntar porquê).
Na minha universidade não há crucifixos nas paredes.
Nas instituições públicas onde dou aulas e trabalho não há crucifixos nas paredes.
Também não há imagens de santos, nem símbolos religiosos judeus, hindus ou muçulmanos.
Graças a Deus que vivo num Estado laico. Detestaria viver num estado teocrático como o Irão.

Sem comentários: