sexta-feira, março 15, 2013

O mistério da pobreza

A questão da pobreza versus a riqueza ostensiva ( com a sua carga de pecado, no sentido literal do termo) tem agitado a águas da igreja católica  desde que o cristianismo se tornou a religião oficial ao serviço do império (romano). Francisco de Assis (que passou entre as sombras da  Inquisição tenebrosamente activa na época, mas ocupada a torturar e matar albigenses) afrontou directamente o papa por causa desta opção pela pobreza evangélica. Em Roma, as sandálias do pescador há muito  tinham sido substituídas pela   pornográfica riqueza e pelo poderio político e militar  do Vaticano.
Este encontro entre Inocêncio III  e um místico maltrapilho e sujo teve um estranho desfecho. Consta que o papa,  na véspera,  foi assombrado por um sonho onde viu a Basílica de São João de Latrão quase a ruír , apenas segurada in extremis por um pobre frade andrajoso.
O mistério de igreja católica é este encontro. Num mesmo fio de tempo, face a face, a utopia do misticismo radical versus o pragmatismo do cálculo político e do maquiavelismo doutrinário. De um lado a opulência, o dinheiro,  a tentação diabólica do poder político, a maldade tenebrosa dos criadores da inquisição para defender a pureza da crença. Do outro lado os pobres de espírito, os sedentos e esfomeados de justiça,  os que anseiam por ser saciados, os mansos, os misericordiosos. A igreja evangélica, a luz do mundo, o sal da terra, tem de ser a igreja dos pobres e oprimidos.A igreja das bem-aventuranças, dos puros de coração. Não há outro caminho para a igreja católica de hoje. E isto é especialmente importante num período de crise económica global, em que milhões de pessoas são esmagadas por uma guerra financeira sem sentido. Nunca houve tanta riqueza no planeta. Nunca houve tanta injustiça e desigualdade.
 O grande escândalo de igreja de hoje não é a pedofilia- é a riqueza desbragada, o conluio com o poder económico e a injustiça.
O grande escândalo da igreja de hoje é a falta de compaixão e misericórdia face aos que sofrem.
Por isso o aparecimento deste papa é tão profético.

Sem comentários: