terça-feira, outubro 26, 2010

Rad Trads

O fundamentalismo católico norte-americano, uma salgalhada de ideologia de extrema direita, racismo, antisionismo  e Tradicionalismo católico lefebvriano, vai aparecendo em pequenas incursões em Portugal que já ultrapassaram os delírios da internet em dois ou três blogues  e  originaram cursilhos institucionais em seminários e na basílica de fátima.
Há a versão elitista e pseudoespiritual da coisa a reboque de alguns desvarios papais, e há a versão mais pop - mas a realidade é a mesma - a influência do fundamentalismo católico norte americano está a chegar à formação de base dos seminaristas diocesanos em Portugal.

Que alguns Seminários portugueses acolham estas influências sem uma reflexão ponderada, é sintomático do desespero da falta de vocações que leva a que se aceitem os mais débeis para certas funções, que se fascinam facilmente  pelo brilho das lantejoulas e pelo cheiro a incensórios.

Não é por acaso que certos seminários estão vazio e houve mesmo hemorragias de candidatos no último ano.

Felizmente que as lideranças dos seminários estão a mudar ( para melhor), mas alguns danos estão feitos.Esperam-se medidas.

2 comentários:

Fábio Bernardino disse...

Minha grande Cadela:
Primeiro, deixe-me dizer-lhe que esses Seminários de que talvez esteja a falar são católicos, certo?
Segundo, recomendo-lhe que, antes de fazer algum comentário ofensivo acerca do que considera ser um antisemitismo, lefrebvrianismo ou fundamentalismo, deve aprofundar os ensinamentos dessa tal Igreja Católica que, informo-a, não começou na sua cabeça, mas, guiada pelo Espírito, tem uma Tradição de 2000 anos, que continua válida hoje, assim nos ensinam os Sucessores dos Apóstolos de Cristo, entre os quais e sobretudo o de Pedro.
Terceiro, que felizmente estes são os sinais do ressurgir dessa Igreja Católica, que sua animalidade parece considerar um grupo de reuniões de tupperware, mas que na verdade tem a sua fonte na Sagrada Liturgia, presença realísima do Seu Supremo Pastor Jesus Cristo. Muitos como você até poderão pensar que o tupperware é mais interessante para atrair as pessoas do que a Sagrada Liturgia mas, ta a ver? BEM SE ENGANA...
Tenho dito (afinal a internet é um espaço de partilha!...)

BLUESMILE disse...

Querido fabinho:

Adorei a referência grupo de reuniões de tupperware: agora percebo o que fazem os seminaristas todos juntos enquanto vestem de saias rendadas e os vestidinhos cor de rosa com botões á frente. Ñão, não é Teologia nem Tradicionalismo bacoco, , é todo um manancial de palpitante mulherio-de- sacristia, a discutir receitas culinárias em latim...

Ah, já agora, não sei se sabe, mas Pedro era casado e tinha uma sogra, pelo que não era nada dado a rendinhas brancas e coisas afins.
Tenho dito.

As melhoras, fôfo.