sábado, maio 03, 2008

Nazismo religioso

Sim, também existe na versão portuguesa. Pulula pela net, e, ao contrário do que seria de esperar, não se exprime em latim ( apenas porque o latim é uma língua que claramente os afficcionados não dominam, apesar de tanto a defenderem ).
Mas a ideologia nazi, disfarçada de princípios pretensamente católicos domina - misoginia pura e dura, um discurso anti-ciência, e, já agora anti-teologia, uma total insensibilidade a questões sociais, racismo disfarçado de pretenso "direito natural", ou mais cínico ainda "racialismo", homofobia, tudo misturado com falsas questões litúrgicas, muito incenso e campainhas. Acima de tudo, transparece um ódio atroz e um incitamento à violência em nome da religião que deveria fazer-nos reflectir sobre o fundamentalismo religioso de algumas "elites".

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto, esses blogs que insinua (como o referido noutro comentário lá para baixo), destilam ódio com pretensas defesas da "missa de sempre". Ora, sendo eu também defensor dessa "missa de sempre" (por razões, se quiser, estéticas), dói-me profundamente ver a doutrina da santa madre Igreja (defendia por aquelas centenas de santos de séculos, como santo antónio ou são francisco, para citar os mais populares), a doutrina, dizia, ser usada de forma tão rude e bárbara, tão mesquinha e fútil. As questões que refere quando usadas, por exemplo, pelo professor Fedeli (não sei se conhece, mas a tal jovem gosta muito) são, apesar de tudo, muito mais sérias e correctamente usadas do que por quem deveria inteirar-se, antes, da vida (estudando) e não ocupando o tempo inutilmente (que comentários como os que para lá se fazem não agradam, estou certo, a deus).
Sendo certo que não é a religião responsável por desvarios como estes, peço-lhe que não os confuda com a questão da "missa em latim" (na qual a imagem foca).
Atenciosamente me despeço,

F.Q.

BLUESMILE disse...

Caro F.Q:
Obrigada pelo comentário, que se demarca do radicalismo habitual.
Infelizmente o panorama da blogosfera portuguesa sobre o tema é tudo menos sereno e/ou teologicamente sério.

Fica aqui registado o meu apreço pelos que, apreciando o rito extraordinário, não se identificam com estas caricaturas.~
Atenciosamente
Bluesmile