sábado, maio 10, 2008

A monstruosa doutrina do Amor


Para os tradicionalistas, " ...a monstruosa doutrina que se impinge como amor do próximo é na verdade uma falsificação do amor que pretende colocar o amor do próximo acima do amor de Deus." Madgalia
Eis aqui o melhor exemplo da "monstruosa doutrina":
Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei» (João 13,34).
Jesus qualificou este mandamento como «novo». De que forma este mandamento é novo? O amor mútuo é já pedido no antigo mandamento: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo» (Levítico 19,18). Mas Jesus não manda fazer a mesma coisa, manda algo de radicalmente novo.Jesus dá ao amor aos outros uma nova medida. Trata-se de amar ao próximo com o Amor de Deus, ou como tão luminosamente entreviu Santo Agostinho, amar no próximo o próprio Deus que o habita.
Dessa forma, amar o próximo é ainda e sempre amar Deus acima de todas as coisas não se pode amar Deus cima de todas as coisas e não amar o próximo da mesma forma radical e extrema.
Não há qualquer dicotomia ou hierarquia entre as duas dimensões - è isso o "Mandamento Novo".Por isso o mandamento novo é tão monstruoso para os que vivem de pietismos estéreis.
A mesma "Monstruosa doutrina "formulou Santo Agostinho:
" Aquele que ama o seu próximo com um amor puro e espiritual, quem amará nele senão Deus? É este amor que o Senhor quer separar da afeição puramente natural, ao acrescentar: “Como eu vos amei”. Que é que Ele amou em nós, senão Deus? Não Deus como nós o possuímos já, mas tal como Ele quer que o possuamos quando “Deus for tudo em todos”.
Santo Agostinho

Sem comentários: