sexta-feira, julho 02, 2010

Web rage is the new Road rage

Os estudos sobre Road Rage abundam. Do outro lado do Atlântico, o conceito é levado muito a sério, com workshops, terapias e coisas quejandas. E não é caso para menos - impulsos de Road Rage (mesmo em pessoas consideradas normais e algumas delas pacíficas) estão associados a mortes violentas e ofensas corporais graves. O que faz que atrás do volante pessoas aparentemente controladas adquiram perfis de psicopatas é ainda um mistério ( embora com muitas teorias explicativas).

Recentemente um novo epifenómeno está a ser estudado - a emergência de violência extrema associada ao uso de redes sociais online. Pessoas viciadas on line (Internet adicition), que, escoltadas por um htlm se transformam, manifestando sem qualquer limite social os seus impulsos mais violentos e paranóicos, vivendo de questiúnculas permanentes, linguagem obscena, comportamentos manipulativos e violência explícita em múltiplos sites, blogues e redes sociais virtuais. Quase sempre os comportamentos são repetitivos, limitando-se a saltar de site em site ou de blog em blog, reproduzindo os mesmos discursos paranóides, a mesma agressividade atávica ou o mesmo comportamento de ciber-bullying. 
  Claro que este comportamento disruptivo é mais prevalente em pessoas com graves distúrbios  da personalidade ou com psicopatologia  em fase produtiva.

Sem comentários: