quinta-feira, abril 19, 2007

Quem lida com doentes mentais psicóticos, quem contacta diariamente com doentes inimputáveis perigosos internados porque cometeram crimes, não acha estranho o massacre da Universidade de Virgínia. Um pessoa portadora de esquizofrenia paranóide, num ambiente desestruturado, sem medicação ou apoios psicossociais, pode ter comportamentos disruptivos de agressividade extrema contra si mesmo ou contra terceiros.
O que é extraordinário neste caso é APENAS a facilidade com que um indivíduo com uma doença mental grave pode ter acesso a armas de guerra.
Mais facilmente do que comprar um maço de tabaco.
( Nos Estados Unidos isto é mesmo verdade).
Ou ter acesso a filmes violentos que sirvam de inspiração, como o filme norte-coreano que o atirador tentou imitar.
Aliás a exposição mediática deste incidente é perigosa - pode conduzir a outros surtos de violência psicótica num mimetismo radical.

2 comentários:

Anónimo disse...

O mais incrível nisto tudo é que muitos americanos, a começar pelo dono do estabelecimento que vendeu as armas a este rapaz, defendem que esta tragédia mostra que é necessário que as pessoas comprem mais armas, porque se fossem permitidas armas no «campus» alguém o teria abatido logo...

Business must go on...

Uma ressalva: é verdade que é muito fácil comprar armas nos EUA, mas ainda é mais fácil comprar um maço de tabaco. Não é necessário verificar o registo criminal e é um pouco mais barato...

Alef

BLUESMILE disse...

Tens razão, Alef.
É extraordinário que este incidente sirva para justificar mais armas nas escolas.