terça-feira, abril 17, 2007

Factos

"Todas as questões filosóficas que foram respondidas foram respondidas pela ciência. É esta a relação histórica entre filosofia e ciência.
A filosofia perguntou de que era feita a matéria, o que é o espaço e o tempo, se as coisas mudam ou se a mudança é ilusória, se tudo tem causa, e assim por diante, e a ciência foi respondendo conforme foi revelando o suficiente acerca do universo para colocar estas perguntas de uma forma concreta, detalhada, e testável.
A filosofia ainda tem muitas perguntas sem resposta, acerca da ética, da consciência, do conhecimento e até acerca da ciência e da filosofia em si.
Mas em geral a filosofia coloca perguntas, não dá respostas.
Não sabemos as coisas por especulação filosófica, mas sim por investigação científica. "

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que grande treta, digo eu!

Saberá quem escreveu isto alguma coisa de filosofia? Duvido...

«Todas as questões filosóficas que foram respondidas foram respondidas pela ciência». Mas as respostas científicas são a resposta aos problemas filosóficos? E como sabe o cientista que respondeu à pergunta filosófica, sobretudo quando a pergunta é de tipo metafísico? Bolas, bolas...

Acaso respondeu a ciência à pergunta sobre o que é a matéria? Está resolvida a questão do tempo? And so on...

Parece-me muito útil ver o que escreveu o Desidério Murcho a propósito da Filosofia e das Ciências. Também meti a minha colherada, nos comentários...

Alef