sábado, julho 30, 2011

O ovo da serpente

Finalmente, nos blogues tridentinos neonazis portugueses, começam  a aparecer tímidas reacções sobre os atentados na Noruega.
 Nem uma palavra  de repúdio pelos ASSASSÍNIOS, mas apenas uma grande preocupação com a defesa do seu perpetrador. Entendamo-nos  - trata-se de negar o óbvio - a sua ligação à ideologia de extrema direita, o seu discurso de ódio contra o islão, contra a  democracia , contra o multiculturalismo, o ódio racial, o antifeminismo básico,  e o seu fundamentalismo cristão com referências à Guerra Santa e às Cruzadas. A  simpatia confessa do terrorista pelo típico integrismo católico, onde nem faltam as  críticas ao papa pela sua aproximação ao islão. Convenhamos - algumas páginas do seu manifesto  - sobretudo aquelas em que se criticam a aproximação do Papa a outras religiões e o diálogo inter-religioso promovido pela Igreja Católica  - parecem decalcadas dos manifestos apoiantes da Missa Tridentina.
Ou seja, a preocupação dos autores dos blogues  tridentinos neonazis portugueses não é manifestar horror face ao sucedido ou solidariedade com as vítimas  (afinal, de acordo om as suas crenças, quando há guerras santas há sempre danos colaterais e a morte de inocentes nunca comoveu fundamentalistas religiosos). È apenas um propagandear catatónico de que o terrorista em causa não era de extrema-direita nem fundamentalista cristão, nem sequer conservador mas "apenas" maçon.
E é precisamente esta indiferença absoluta face ao valor da vida humana, ou face ao ataque contra a democracia e liberdade, que perpassa nestes blogues e sites e que poderá chocar os mais incautos. Nada que me surpreenda - aliás nos blogues tradicionalistas católicos portugueses estão adicionadas vários  sites neonazis existentes em Portugal e sites neonazis europeus, assim como ligações a sites e blogues do PNR. Precisamente os mesmos que a PJ está a investigar por eventuais ligações ao terrorista....

sexta-feira, julho 29, 2011

Retrato do terror cristão

Tal como seus congéneres terroristas islãmicos, ao afirmar-se como "anti-pacifista e  anti-feminista", o terrorista norueguês Breivik revelou  a sua proximidade com o ideário do  fundamentalismo religioso ( católico incluído).

A lição da noruega

"Num gesto de grande simbolismo, o primeiro-ministro escolheu a maior mesquita de Oslo para o ponto alto das cerimónias oficiais em memória das vítimas dos atentados de há uma semana.
Jens Stoltenberg vai à mesquita a meio da tarde para falar da democracia, tolerância e abertura da sociedade norueguesa, visando mostrar à comunidade muçulmana que a Noruega é hoje um país multicultural onde há lugar para todos e onde todos têm o seu lugar.
Mas ao escolher uma mesquita para assinalar os atentados da passada sexta-feira, Stoltenberg sinaliza a todos os noruegueses, anti-islamistas ou não, que os muçulmanos, quer se goste ou se desgoste, estão na Noruega para ficar, são noruegueses, e o melhor é todos aprenderem a conviver uns com os outros.
O primeiro-ministro, que se recusa a mencionar Anders Brevik pelo nome, pretende acima de tudo mostrar ao autor dos recentes atentados no país que a nação norueguesa não cede ao medo e ao terror da passada sexta-feira.
O governo norueguês declarou esta sexta-feira dia de luto nacional, dando tolerância de ponto às pessoas que em todo o país desejem participar nas inúmeras cerimónias em memória das vítimas dos atentados."

"The mayor of Oslo, Fabian Stang, said: "We will punish the guilty. The punishment will be more generosity, more tolerance, more democracy."

 

Fixação anal

"A los anti-“lefebvrianos” sólo desearles, de buena fe y mejor corazón, que algún ángel travieso y algo juguetón les administre un supositorio de guindillas. Curan las hemorroides casi ipso facto. Especialmente si son guindillas eclesiásticas, la mejor variedad de todas. Tratamiento de elección para almorranas presbitéricas, altoclericales y demás germanía anti-“lefebvriana”, sin duda."

São as reflexões onanistas de Rafaelito, na Casa dos doidos,

Neuroquímica

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4


M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R

CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!

NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45

N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O

CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M

PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R

B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!

P4R4BÉN5!

quinta-feira, julho 28, 2011

E no entanto move-se

Inevitavelmente.

Voyeurs

Curioso o comportamento das pessoas em cerimónias de  casamento.
Alguns convidados mirones pasmam com o vestuário das convidadas que consideram pornográficos, alguns padres passam a cerimónia excitados com a possibilidade das noivas não usarem cuecas.
Ao que parece a depilação brasileira é mesmo o cerne da taradice do padre.
Tanto voyeurismo roça a parafilia disfarçada de pietismo em cerimónias de casamento. Pobres noivos, o que arriscam.... È que anda por aí muita gente com falta de sexo.

O ovo da serpente

Nota de rodapé

Nos blogues neonazis tridentinos portugueses o silêncio é total acerca do atentado na Noruega.

O terror dos outros

"reduzir o duplo atentado de sexta-feira a um acto de um alucinado é esvaziar a importância das motivações políticas de Anders Breivik. Mas é isso que estamos a ouvir diariamente: Anders é um louco solitário, e o facto de ter ligações à extrema-direita é apenas um pormenor. É um caso previsível de double standards: a loucura nunca é a causa primária para atentados perpetrados por terroristas islâmicos. Porquê? Porque um acto de loucura é um acto solitário; e sendo um acto solitário, é uma excepção, não nos vincula, enquanto sociedade, ao indivíduo que o pratica. Enquanto que um atentado terrorista, despojado da insanidade solitária do atirador que mata dezenas, vincula toda uma cultura. Excluímos os nossos loucos, diferenciamo-los do resto da sociedade, afirmando: "nós não somos assim, isto é uma excepção". Mas vinculamos milhões de muçulmanos à violência praticada por uma minoria (de loucos de Deus). De que lado está o "preconceito antropológico ocidental"?"~



Sérgio Lavos

A idade difícil

Ter 27 anos é complicado.

segunda-feira, julho 25, 2011

A cartilha do Tradicionalismo católico

"Breivik explains that he was not taken to baptism by his quite agnostic and upscale parents, but at age 15 elected to be baptized and confirmed in the Norwegian Lutheran Church. He later became persuaded, however, that Protestant churches have sold out to a leftist and pro-immigration agenda, and that they should merge into the Catholic Church, which has at least maintained a modicum of European tradition. However, by continuing the dialogue with Islam, “Pope Benedict has abandoned Christianity and all Christian Europeans and is to be considered a cowardly, incompetent, corrupt and illegitimate Pope”. It will be, accordingly, necessary to get rid both of the Protestant and Catholic leaderships and to call a “Great Christian Congress” in order to establish a new European Church. This Church will be granted a religious monopoly in the new Europe but in turn, Breivik writes, “the Church and church leaders will not be allowed to influence non-cultural political matters in any way.
Breivik reports that in 2002 he allegedly established in London with eight friends a new neo-Templar order called PCCTS (Pauperes Commilitones Christi Templique Solomonici, in English Poor Fellow-Soldiers of Christ and of the Temple of Solomon). ”.

O caldo cultural do terror cristão

Valores da extrema direita, defesa da teocracia, exaltação do  fundamentalismo cristão, da Idade Média e das Cruzadas, referências aos Cavaleiros Templários, apelo à Guerra Santa contra o modernismo, o islamismo, o multiculturalismo e os direitos humanos e a favor de um Europa cristã, com estados teocráticos cristãos.
Parece um manifesto dos dos Tridentinos , mas é o catálogo de valores do Norueguês que abateu mais de noventa pessoas a sangue frio.

Uma cópia do caldo um pouco caótico e anedótico dos  valores Tradicionalistas católicos,  dispersos em numerosos blogues tridentinos em Língua Portuguesa e pelo menos o blogue de um padre dito católico.

Duas notas adicionais -  mesmo que estejamos na presença de um caso isolado de um jovem psicopata amante de "grandes causas", o cadinho cultural neonazi onde as ideias delirantes deste indivíduo se formam  sedimentando, tem germinado também em Portugal.

Talvez a partir de agora comece a existir uma triagem mais detalhada deste material da Internet  por parte das autoridades portuguesas, demonstrando que os níveis blogosféricos anedóticos e/ou delirantes de meia dúzia de lunáticos se podem transformar em algo bem mais sério. Tanto mais que alguns deles têm ligações a organizações internacionais.

E no entanto move-se

A quelques semaines de sa retraite, vérifiant la règle énoncée plus haut, l’évêque du diocèse canadien de Nicolet, Mgr Raymond Saint-Gelais, s’est montré favorable à l’ordination des femmes, même si c’est avec une relative prudence : "Elles exercent déjà un ministère important. Or, qu’elles deviennent éventuellement ministres ordonnées, c’est une possibilité qui pourrait être envisagée".
C’est intervention est assez proche de celle, en partie rétractée quant à elle, d’un haut prélat, le cardinal portugais Joseph Policarpo da Cruz.

quarta-feira, julho 20, 2011

Passagem

"A Igreja Católica se encontra em um momento de passagem. Vai rumo a uma outra coisa, rumo a uma outra maneira de fazer Igreja, o que por si só não é trágico. Toda mudança, é verdade, tem um aspecto inquietante, porque produz rupturas, aflições, fraturas. E essas palavras, que são tomadas do vocabulário corporal, por si só evocam sofrimentos e perigos. Mas essa evolução será o advento de uma era nova, que eu ainda não posso imaginar para a Igreja nem para a fé cristã, mas que não será necessariamente catastrófica.
Não prevejo, de modo algum, uma retomada do poder, do poder perdido pela Igreja sobre a sociedade, mas sim uma outra maneira de se situar no mundo e de guardar a sua unidade. Talvez, ela terá menos visibilidade, no sentido de que a sua visibilidade atual está amplamente ligada à sua estrutura hierárquica e clerical. Mas a sua hierarquia perdeu muito da sua credibilidade interna e externa por causa dos seus excessos de poder sobre os seus fiéis e com relação à sociedade. E o clero, dada a perda de recrutamento, logo não poderá mais ocupar sozinho todos os postos de autoridade e de responsabilidade que lhe eram devidos.
A maior visibilidade da Igreja passará, assim, para o campo dos leigos e leigas, porque haverá cada vez menos clérigos e, portanto, será preciso confiar aos leigos e leigas um número cada vez maior de postos de responsabilidade. A Igreja terá menos visibilidade por causa da forte diminuição do número dos seus fiéis, e uma visibilidade diferente, menos "vistosa", se assim posso dizer, pelo fato de que a sua dominante leiga não a diferenciará mais tão fortemente do resto da sociedade; lhe dará um rosto menos especificamente religioso, menos cultual e ritual. [...] Imaginar uma tal evolução me enche de esperança, eu confesso, embora certamente haverá menos pessoas que se dirão católicas. Mas o pensamento de muitas pessoas que estão deixando a Igreja continua a me perturbar. Não que eu tema que o seu abandono da Igreja os condene ao inferno – porque eu não acredito que Deus persiga com a sua cólera aqueles que dEle se esqueceram –, mas porque a perda de toda vida espiritual os colocaria em perigo de afundar para sempre na morte, se é verdade, para os crentes, que não existe vida eterna a não ser na união com Deus (p. 147-149)."

Joseph Moingt: um ensaio sobre a Igreja

Tenho ainda tantos sonhos

Tantos.

como manteremos a sombra?

E pur se muove

Entretanto, também  a Alemanha fervilha de vontade de renovação. Leigos, representantes de associações feministas, religiosos, teólogos, responsáveis de movimentos católicos, professores em faculdades de teologia , reuniram-se   a 8 e 9 de Julho em   Mannheim a convite da  Conferência episcopal alemã para reflectir  e dialogar em conjunto sobre os temas emergentes do catolicismo.

A presença da  Associação de Mulheres Católicas Alemãs  trouxe contributos IMPORTANTES para o debate.
De notar que a Alemanha tem sido o epicentro de fortes movimentações teológicas e pastorais no sentido de resolver desafios prementes para o catolicismo de Hoje.

Os sete sacramentos

Um interessante artigo na Visão desta semana e a certeza que certos temas estão longe de serem definitivos.

Para os mais ignorantes, aqui fica alguma argumentação teológica a favor da ordenação de mulheres

segunda-feira, julho 18, 2011

O mesmo

Tarcísio Bertone, conhecido pelas suas ideias hiperconsevadoras e afirmações esquisitas sobre a homossexualidade, perdeu uma importante batalha pessoal contra Angelo Scola.

Papabili

O Cardeal  Schönborn foi e é um forte candidato a futuro Papa. Em tempos de incerteza, mas também de esperança e forte transformação rumo ao futuro, as vozes fortes que representam os católicos de hoje  devem ecoar.Uma esperança.

Entretanto há um trabalho em surdina para minar a sua fortíssima liderança pastoral. Em vão.

Começa finalmente a ficar claro que o escândalo da pedofilia clerical e o seu encobrimento se deveu aos sectores ultraconservadores da Igreja Católica.

sexta-feira, julho 15, 2011

Eu já suspeitava

Um Estudo da Universidade Duke (EUA) concluiu que existe uma significativa atrofia no hipocampo em pessoas idosas pertencentes a grupos religiosos, quando comparadas com pessoas sem experiências religiosas. As lesões encontradas são  similares ao que ocorre com o cérebro de portadores de doença  de Alzheimer.

O estudo contraria a ideia de que a prática religiosa pode ser um factor protector de saúde mental.

Hoje

"A Ti, que dormes no meu peito, não te encontramos com palavras mas com o surgir da vida dentro da vida e da sabedoria dentro da sabedoria.
Contigo já não há diálogo, nem contenda ou oposição de qualquer espécie.
A Ti é na comunhão que te encontramos.
Tu em mim e eu em Ti, Tu neles e eles em mim: desapego no desapego; vacuidade na vacuidade: liberdade na liberdade.
Estou só. Tu és só. O Pai e eu somos. Uma só coisa."

Thomas Merton

luar na cidade

Hoje o céu está de uma limpidez nocturna capaz de anilar todos os vícios e suspiros.

Ardente

Um bater de porta
cai com o vento.

Anjos vomitam teias de sílabas
sobre o asfalto.

Tropeço no rasto dos anjos.
Em vão.
A flacidez da noite
apagou-lhes o rocegar das asas.

Bluesmile, Julho de 2011

quinta-feira, julho 14, 2011

O vento sopra onde quer

Trata-se de uma corajosa tomada de posição pública de mais de 300  padres austríacos, que assinaram um interessante documento - Aufruf zum Ungehorsam (Conclamação à Desobediência),onde defendem uma abertura ao sacerdócio feminino e o fim do obrigatório celibato clerical.
Vir à luz do dia  exprimir publicamente o que é um sentimento generalizado dos católicos de hoje e dos próprios meios clericais,
O interessante documento, que reflecte as aspirações da Igreja contemporânea tem tido amplas repercussões em vários meios eclesiais.
Apesar da frontal desobediência e algumas normas e políticas de organização interna (como é o caso da proibição de um sacramento às mulheres católicas), estes padres não sofreram qualquer processo interno de retaliação. Pelo contrário , o Cardeal de Viena, Christoph Schonborn vai recebê-los e dialogar com eles.

segunda-feira, julho 11, 2011

Rumo ao abismo

Caído José Sócrates, a última barreira ás agências de rating e á especulção financeira sem rosto desaparecerem. Portugal está agora entregue aos abutres que irão esfacelar lentamente o que gerações ajudaram a construir. Já começou.
Vender ao desbarato, privatizar, perder o que nos restava de autonomia nacional vai ser o lema.
O que me espanta ( ou talvez  não) é o completo desaparecimento  de qualquer  sombra de oposição a esta razia - nem comunicação social, nem sindicatos, nem partidos políticos. BE e PCP estão controlados e de rédea curta - eliminado o principal adversário, e excluida a possibilidade de uma vitória violenta nas ruas ( o exemplo de Atenas não dá qualquer esperança) podem os abutres vir à Vontade. O Passinhos é recebido com palmas e risos em feiras, como convém aos bobos da corte.
A bancarrota é agora inevitável.

domingo, julho 10, 2011

Coisas curiosas

"Que aconteceria caso fosse Sócrates a cortar, à doida, 50% do subsídio de Natal, e isso depois de ter dito que nunca o faria, bem pelo contrário? "

Peregrinos da verdade, peregrinos da paz

 Este é o lema do próximo encontro convocado pelo Papa Bento XVI em Assis, próximo 27 de outubro, com líderes religiosos de todo o mundo. Um lema, segundo o cardeal Bertone, que expressa um programa.
O encontro de 27 de outubro quer ser uma continuação do de 1986, incorporando uma série de novidades: pela primeira vez, por exemplo, estão convidadas personalidades que se definem não crentes.

sábado, julho 09, 2011

Gato Fedorento - Entrevista para lugar de queixinhas

O bom combate

Não é primeira vez que D. José Policarpo é atacado pela alcateia neonazi portuguesa ligada ao integrismo católico. Normalmente estes ataques têm um efeito perverso para os seus protagonistas - conseguiram unir o Bispado português,  finalmente  consciente das ramificações violentas e manipulativas dos catolaicos lefebvristas. Deus tarda mas não falha.

A verdade liberta

"Franco, Salazar, Pétain...
 
Son corpus politico-religieux partage des principes et des valeurs avec la droite extrême. Rejetant catégoriquement l’oecuménisme, le lefebvrisme considère le catholicisme comme la seule véritable religion. Les autres – le judaisme, l’islam, le protestantisme... - sont rangés dans la catégorie des «fausses religions ». Leurs adeptes doivent donc être convertis. Un par un. Comme à l’époque de l’Inquisition. La torture en moins pour les récalcitrants ? C’est à voir...
Revendiquant la création d’Etats théocratiques, la Fraternité sacerdotale Saint-Pie X prend pour modèles historiques les dictatures de type national-catholique qui règnèrent en Espagne sous Franco, au Portugal sous Salazar et en France sous Pétain.

Un dossier inédit de RésistanceS.be
Ce retour dans le giron vaticaniste de la FSSPX donne l’occasion à RésistanceS.be de vous proposer un dossier, réalisé par Manuel Abramowicz, sur ce mouvement politico-religieux intégriste national-catholique, de 1970 à nos jours. Ce dossier vous permettra :

de savoir ce qu’est réellement le « lefebvrisme »
de mieux comprendre les « tentacules » et le corpus politico-religieux de la FSSPX
de rappeler ses liens hérités de la collaboration pronazie durant la Deuxième Guerre mondiale 
de démontrer ses connexions idéologiques avec l’extrême droite politique, en France et en Belgique 
de présenter le hit-parade de ses plus « belles » citations politiques et religieuses."

Documentos muito úteis que podem ser consultados aqui.


 

 

Coisas curiosas

Os fundamentalistas que mais se indignam com a possibilidade da ordenação das mulheres são homossexuais.

terça-feira, julho 05, 2011

Nazis Tridentinos

Porque será que os cismáticos, aficionados de ordenações ilegítimas, se babam de ódio face ao Cardeal Patriarca de Lisboa??

As respostas são um enigma, mas alguma pistas de reflexão podem ser encontradas no documentário que será exibido pela TVI sobre a ideologia política do integrismo católico em França. Jà por aqui falei desse documentário, que merece ampla divulgação.
"Esta semana,  poderá saber mais sobre a acção clandestina da extrema-direita em França, que se prepara silenciosa e clandestinamente para tentar destruir a sociedade actual. Um jornalista conseguiu infiltrar-se na organização que se define como «racial, patriótica e alter-europeia», a «Dies Irae». Durante a investigação descobriu segredos e planos que passam pela angariação de novos simpatizantes através da acção local em escolas francesas. Existem já estabelecimentos de ensino onde são passados os princípios fascistas, padres católicos que os apoiam e crianças a cantar músicas hitlerianas. Uma grande investigação sobre a extrema-direita, no «Observatório do Mundo», esta terça-feira dia 5 de Julho, às 20h, no TVI24.

 De resto, Lefebvre era um ferveroso nazi e monsieur Le Pen um admirador tridentino.
As  raízes nazis do actual tridentismo católico são por demais públicas e reconhecidas, tendo já sio objecto de crítica por parte do Papa

sábado, julho 02, 2011

E pur se muove ( ou a inevitabilidade da Ordenação de Mulheres)

Inúmeros teólogos eminentes, Bispos, sacerdotes, religiosos, Cardeais,têm dito publicamente e publicado de forma sistemática que não existe nenhum impedimento teológico fundamental à ordenação de Mulheres.

No fundo, trata-se apenas de uma forma de organização eclesial com raízes mais políticas ( no sentido literal do termo)do que religiosas. Ou seja, o interdito não é baseado em preceitos evangélicos ou articulados teológicos consistentes mas numa tradição continuada que se receia comprometer.

Ora, se há coisa que caracteriza a tradição milenar da igreja católica é a sua capacidade de se transformar e caminhar rumo à verdade, ou seja, de se abrir à história e reformular interditos aparentemente imutáveis que se baseavam em pressupostos contrários à essência do cristianismo.

Um bom exemplo são os preconceitos misóginos sobre o papel e o estatuto das mulheres dentro da Igreja Católica. Mas o caminho já começou.
Há apenas cem anos atrás, as mulheres não estavam autorizadas a receber a comunhão durante o período menstrual; e, depois do parto, tinham de ser "purificadas" antes de poderem reentrar numa igreja*.
Era-lhes estritamente interdito tocar em "objectos sagrados" tais como o cálice, a patena e as toalhas de altar. Não podiam em caso algum distribuir a comunhão. Na igreja deviam usar sempre um véu sobre a cabeça. Estava igualmente interdito à mulher entrar no coro, salvo para limpeza, ler as Sagradas Escrituras no púlpito, fazer homilias, ser acólitas ou mesmo fazer parte de um coral durante a Missa. Em boa verdade, durante o auge do barroco litúrgico (que serve de padrão saudosista a um círculo muito restrito de fundamentalistas católicos), a música sacra era completamente interdita às mulheres durante as celebrações litúrgicas, embora a utilização de rapazinhos castrados fosse aparentemente abençoada por Deus.

As mulheres nem sequer podiam ser ser membro pleno de organizações e confrarias de leigos. E mais importante do que tudo: as mulheres não podiam receber o sacramento da Ordem

De todos estes interditos explicados essencialmente por uma matriz cultural onde a misoginia dominante prevaleceu, apenas a questão da Ordenação das Mulheres permanece por resolver.
Mas por pouco tempo - a revolução entretanto ocorrida é muito mais extraordinária que a questão da ordenação de mulheres e ocorreu de uma forma irreversível em apenas algumas décadas