segunda-feira, julho 25, 2011

O caldo cultural do terror cristão

Valores da extrema direita, defesa da teocracia, exaltação do  fundamentalismo cristão, da Idade Média e das Cruzadas, referências aos Cavaleiros Templários, apelo à Guerra Santa contra o modernismo, o islamismo, o multiculturalismo e os direitos humanos e a favor de um Europa cristã, com estados teocráticos cristãos.
Parece um manifesto dos dos Tridentinos , mas é o catálogo de valores do Norueguês que abateu mais de noventa pessoas a sangue frio.

Uma cópia do caldo um pouco caótico e anedótico dos  valores Tradicionalistas católicos,  dispersos em numerosos blogues tridentinos em Língua Portuguesa e pelo menos o blogue de um padre dito católico.

Duas notas adicionais -  mesmo que estejamos na presença de um caso isolado de um jovem psicopata amante de "grandes causas", o cadinho cultural neonazi onde as ideias delirantes deste indivíduo se formam  sedimentando, tem germinado também em Portugal.

Talvez a partir de agora comece a existir uma triagem mais detalhada deste material da Internet  por parte das autoridades portuguesas, demonstrando que os níveis blogosféricos anedóticos e/ou delirantes de meia dúzia de lunáticos se podem transformar em algo bem mais sério. Tanto mais que alguns deles têm ligações a organizações internacionais.

Sem comentários: