sexta-feira, julho 29, 2011

A lição da noruega

"Num gesto de grande simbolismo, o primeiro-ministro escolheu a maior mesquita de Oslo para o ponto alto das cerimónias oficiais em memória das vítimas dos atentados de há uma semana.
Jens Stoltenberg vai à mesquita a meio da tarde para falar da democracia, tolerância e abertura da sociedade norueguesa, visando mostrar à comunidade muçulmana que a Noruega é hoje um país multicultural onde há lugar para todos e onde todos têm o seu lugar.
Mas ao escolher uma mesquita para assinalar os atentados da passada sexta-feira, Stoltenberg sinaliza a todos os noruegueses, anti-islamistas ou não, que os muçulmanos, quer se goste ou se desgoste, estão na Noruega para ficar, são noruegueses, e o melhor é todos aprenderem a conviver uns com os outros.
O primeiro-ministro, que se recusa a mencionar Anders Brevik pelo nome, pretende acima de tudo mostrar ao autor dos recentes atentados no país que a nação norueguesa não cede ao medo e ao terror da passada sexta-feira.
O governo norueguês declarou esta sexta-feira dia de luto nacional, dando tolerância de ponto às pessoas que em todo o país desejem participar nas inúmeras cerimónias em memória das vítimas dos atentados."

"The mayor of Oslo, Fabian Stang, said: "We will punish the guilty. The punishment will be more generosity, more tolerance, more democracy."

 

Sem comentários: