terça-feira, maio 19, 2009

A seita dos quicos

Outra coisa que não consigo perceber é o fundamentalismo religioso.

Não é apenas irracional, transforma qualquer homem inteligente num alienado.

Discuti anteontem com um especialista em Física que pertence a uma seita católica. (Eles dizem movimento, mas é uma verdadeira seita). Pois este homem, inteligente, investigador, aparentemente afável, transforma-se num mentecapto violento quando babuja questões religiosas. Uma dramática ignorância doutrinária, histórica, teológica. Mas uma ignorância por opção - recusa ( ou proibição pelos líderes??) de, por exemplo, ler alguns teólogos de referência.

Diz o homem que obedece cegamente ao Papa por um motivo - assim, não tem qualquer responsabilidade pelos seus erros. Quando fizer as contas como Criador, vai limitar-se a dizer - olha, não tive culpas, obedeci cegamente. Só a obediência cega é garantia de salvação, assim ensinam os seus manipuladores de consciências.

Ainda lhe lembrei que foi precisamente isso que disseram alguns nazis das SS para se desculparem das atrocidades nos campos de concentração. Respondeu impávido - pois, mas alguns safaram-se com esse argumento.

Que os quicos são uma seita baseada na ignorância e na alienação mental, já o suspeitava. Mas que façam tamanha lavagem ao cérebro aos desgraçados que lhes caem nas garras...

Ah,e o argumento dos fundamentalistas é sempre omesmo - só eles é que são os verdadeiros católicos.

3 comentários:

Vítor Mácula disse...

Olá, bluesmile

O ou quem são "quicos"?

bjos

BLUESMILE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BLUESMILE disse...

Caro Vítor:

Os Quicos é uma alcunha simpática para os seguidores do "Movimento Neocatecumenal" fundada por um o senhor chamado KIKO.
Fazem umas cerimónias religiosas secretas e umas missas privadas onde não pode entrar mais nenhum
católico que não os iniciados.
Esse secretismo, aliado a algumas práticas mais disparatadas, levam a que alguns os chamem carinhosamente de "neuro-catacumbais".

Estão convencidos que os únicos verdadeiros católicos dentro da Igreja e sofrem de ideias mórbidas de perseguição.

Bento XVI, que não é lá muito adepto de danças á volta do altar nem de ´missas alternativas já lhes deu uns valentes puxões
de orelhas.

Bjs