sábado, abril 05, 2008

Padre Vieira

Manuel Vieira, foi afastado e exilado por críticas públicas a um documento de Ratzinger e por defender uma perspectiva diferente da serôdia “moral sexual da Igreja”.
Tanto bastou para o Padre Manuel perder uma série de cargos e funções onde tinha alguma visibilidade e por ser remetido a um violento silêncio. O que significa que a Inquisição continua bem viva e embora não queime os corpos das pessoas em autos públicos de fé, queima almas, corações, futuros e continua na sua tentacular e soturna obra de esmagamento da humanidade.
A este propósito, as palavras de um outro Padre Vieira, António, continuam acutilantes e lúcidas, de uma actualidade extraordinária. Ele, um dos génios portugueses vítima inevitável da Santa Inquisição, explicou de uma forma brilhante, o porquê da palavra de deus aparentemente não ser mais escutada e seguida.
E isto aplica-se integralmente àquelas questões de moral sexual ( como a proibição da contracepção ou do uso do preservativo, ou a proibição da ordenação de mulheres ou a homofobia ou a legislação sobre o divórcio) que alguns acham essenciais para manter , nem que seja à força, a “integridade católica” , mas que são absolutamente risíveis pela forma como são doutrinariamente fundamentadas
E são tão risíveis que , basicamente, ninguém as cumpre.
Dizei-me, pregadores (aqueles com quem eu falo indignos verdadeiramente de tão sagrado nome), dizei-me: esses assuntos inúteis que tantas vezes levantais, essas empresas ao vosso parecer agudas que prosseguis, achaste-las alguma vez nos Profetas do Testamento Velho, ou nos Apóstolos e Evangelistas do Testamento Novo, ou no autor de ambos os Testamentos, Cristo? É certo que não, porque desde a primeira palavra do Génesis até à última do Apocalipse, não há tal coisa em todas as Escrituras. Pois se nas Escrituras não há o que dizeis e o que pregais, como cuidais que pregais a palavra de Deus?
Mais: nesses lugares, nesses textos que alegais para prova do que dizeis, é esse o sentido em que Deus os disse? É esse o sentido em que os entendem os padres da Igreja? É esse o sentido da mesma gramática das palavras? Não, por certo; porque muitas vezes as tomais pelo que toam e não pelo que significam, e talvez nem pelo que toam. Pois se não é esse o sentido das palavras de Deus, segue-se que não são palavras de Deus. E se não são palavras de Deus, que nos queixamos que não façam fruto as pregações? Basta que havemos de trazer as palavras de Deus a que digam o que nós queremos, e não havemos de querer dizer o que elas dizem?! E então ver cabecear o auditório a estas coisas, quando devíamos de dar com a cabeça pelas paredes de as ouvir! Verdadeiramente não sei de que mais me espante, se dos nossos conceitos, se dos vossos aplausos?

A voz de António Vieira levanta-se hoje inteira e viva. Apesar da santa Inquisição.

Sem comentários: