domingo, abril 13, 2008

A explicação dos pássaros

As seitas fundamentalistas cristãs, especialmente as de conteúdo messiânico que anunciam o fim dos tempos, têm, alguns temas em comum. Em primeiro lugar parecem resultar da influência carismática de um fundador doente mental, com delírios paranóides ou messiânicos. Fascinante é o facto desses delírios poderem ser partilhados ou disseminados dentro de um grupo ou uma pequena comunidade circunscrita. O fenómeno não é novo. Fenómenos de folie a deux têm, sido descritos e a contaminação do delírio é explicável por contextos de fechamento e violência sobre os elementos da seita. Em quase todos os casos documentados há uma violência extrema em particular sobre as mulheres do grupo. Pedofilia ( sobre meninas), violações, sequestro, poligamia imposta, torturas físicas, incesto, são os denominadores comum destas seitas religiosas de fundamentalismo cristão.

No fundo levam ao extremo a prática de alguns valores defendidos pelos mais ortodoxos fundamentalistas religiosos sobre o papel das mulheres.

1 comentário:

HISTORIADASUACIDADE disse...

Seita (< latim secta = "seguidor", proveniente de sequi = "seguir") é um conceito utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante, bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.
Usualmente conecta-se o termo à sua significação específica (stricto sensu) apenas religiosa, com o que por "seita" entende-se, a priori e de ordinário, imediatamente "seita religiosa". Porém, tal nexo causal não é imperativo, pois nem sempre uma seita está no domínio religioso.Seita designa um grupo de pessoas (um movimento) que professam nova ideologia divergente daquela da(s) religião(ões) que são consideradas dominantes e ou oficiais, geralmente dirigidos por líder com características de personalidade consideradas carismáticas, mas ainda com fraco ou pouco reconhecimento geral por parte da sociedade. Mas, já se viu, a questão do reconhecimento é tão-apenas relativa