terça-feira, setembro 16, 2008

fascismo católico

Que dizer sobre estudantes universitários betinhos neofascistas amantes de camisas negras, que se dizem pretensamente católicos?

Pouco há a dizer a não ser sentir um profundo sentimento de piedade.

Mas a piedade e comiseração não deve deixar de nos fazer reflectir neste epifenómeno de jovens mais ou menos imberbes, que se agrupam à volta de ideias neofascistas e que confundem religiosidade com ideologia política, numa caricatura do significado da espiritualidade cristã. Entre estes desvarios adolescentes e formas mais ou menos organizadas de paganismo há uma coisa em comum – uma profunda ignorância e falta de formação estruturante.

São os novos iletrados – com acesso ilimitado à informação ( sobretudo de forma empacotada e simplista) mas sem capacidade analítica de contextualização e d e pensamento reflexivo pessoal.

Em boa verdade não são pobres de espírito – pelo menos no sentido evangélico do termo. Mas que são de uma pobreza mental aflitiva, isso são.

 

4 comentários:

HPA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BLUESMILE disse...

Caro Hugo:
Não me ofendeu em nada.
Apenas fico triste por observar como a busca de transcendência e espiritualidade pode tão facilmente ser distorcida em fundamentalismos estéreis. quando o essencial não está em questões ritualísticas, formais ou doutrinárias, mas no encontro profundo e pessoal com um "Outro" que nos ama .

Anónimo disse...

Cara bluesmile,


Começo por pedir perdão pelo meu comentário inconveniente no "post" "lost in translation".

Pedido o perdão, continuo. A bluesmile diz que fica "triste por observar como a busca de transcendência e espiritualidade pode tão facilmente ser distorcida em fundamentalismos estéreis". Refere-se ao blogue do Hugo Pinto Abreu e do Diogo Pereira Nunes? Se sim, que autoridade tem a minha cara para declarar que existe "fundamentalismos estéreis" no blogue desses meus amigos? Quem lho revelou?

Quem lhe garante que "o essencial não está em questões ritualísticas, formais ou doutrinárias, mas no encontro profundo e pessoal com um "Outro" que nos ama"?

Quem lhe garante que as suas opiniões reflectem a Verdade? Nada lhe garante. A minha cara tem Fé, podendo assim estar convicta da Verdade? Tem Fé em quê? Nos panfletos do bloco de esquerda? Além disso, é nessas opiniões que a bluesmile se baseia para insultar os outros.

Há uma Igreja, a Igreja governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele. É nessa Igreja que quero ter Fé. Foi essa a Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo que disse a Pedro: “Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do inferno nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo quanto ligares na terra ficará ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 18-19). Nosso Senhor disse ainda ao Apóstolos: “Quem vos ouve é a Mim que ouve, e quem vos rejeita é a Mim que rejeita; mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou” (Lc 10, 16). Nosso Senhor disse também a Pedro: “Apascenta as Minhas ovelhas” (Jo 21, 17).

Esclareço também que aceito o Concílio Vaticano II e o Missal publicado por Paulo VI, e reeditado em duas sucessivas edições por João Paulo II que é a Forma normal – a Forma ordinária – da Liturgia Eucarística.

Atenciosamente,
Pedro Lopes

Anónimo disse...

Cara bluesmile,


Esqueci-me de um pormenor. Eu escrevi: "Foi essa a Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo que disse a Pedro: “Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do inferno nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo quanto ligares na terra ficará ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 18-19)."

Escrevi também: "Nosso Senhor disse ainda ao Apóstolos: “Quem vos ouve é a Mim que ouve, e quem vos rejeita é a Mim que rejeita; mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou” (Lc 10, 16)."

Esqueci-me de referir que o facto de 1)O Papa ser o sucessor de Pedro e 2) Os Bispos serem os sucessores dos Apóstolos está referido no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, respectivamente, na pergunta 182 e 176.


Atenciosamente,
Pedro Lopes