segunda-feira, março 10, 2008

Professores histriónicos

Ao ver as imagens de fim de manif em lisboa, com professores (????) esfuziantes aos gritinhos histéricos, uma mistura de carnaval com fim de cortejo da queima das fitas , lembrei-me nitidamente dos meus vetustos professores e professoras do velho Liceu infanta Dª Maria, em Coimbra, que mesmo em período de pleno PREC, com saneamentos diários, quando entravam na sala de aula com aquela postura irrepreensível de professores a sério, só pela sua presença ( e também com os seus saberes de velhos mestres) faziam acalmar imediatamente o alarido adolescente dos mais radicais amotinados. E nem era preciso mais nada que não a presença.
Imaginei logo a senhora professora Laura Mano (mais tarde substituída por stôras mais new age de roupas psicadélicas), nas suas saias cinzentas e olhar coruscante, numa manif deste tipo e pareceu-me uma impossibilidade matemática que uma verdadeira professora pudesse andar aos guinchinhos pela rua a gritar insultos a outra professora, por acaso minstra.
A manif pode ter satisfeito o ego dos professores, mas cobriu de ridículo uma classe que só se mobiliza contra a avaliação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estás tão enganado! Não falem do que desconhecem, por favor! Estamos em democracia e o direito à manifestação assiste-nos!!!!

Uma Professora -desiludida, sim, mas que recusa perder a dignidade e continua a trabalhar com o mesmo afinco.

BLUESMILE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.