quinta-feira, março 06, 2008

Himens inteiros


Algures, no centro da Europa civilizada discutem-se bizarrias como a de saber se o Estado deve financiar integralmente himenoplastias, cada vez mais solicitadas por jovens mulheres muçulmanas, algumas adolescentes, sob pena de serem assassinadas por razões de honra. Muitos hospitais europeus vêem-se agora confrontados com um aumento progressivo destes pedidos, o que significa uma falha absoluta da lei e do estado de Direito para defender direitos humanos básicos dentro das nossas fronteiras.
A utilização de himenoplastia, embora defenda algumas mulheres da morte certa, é uma espécie de aceitação fatalista da nossa incapacidade de defender as pessoas face ao fundamentalismo religioso. E mais, acaba por ser o reforço ideológico de uma visão perversa da mulher, distorcida por valores religiosos.
Mais bizarra ainda é a atitude ideológica de certos sectores políticos da direita.
Como escreve a anna, perante a ameaça de um conflito civilizacional, em que um Ocidente laico se confronta com um Islão fanático, certa direita pretende defender os valores matriciais europeus usando outras formas de fundamentalismo religioso, que mais não é que outra face da mesma moeda.
Os princípios basilares desta Europa, a visão matricial que nos torna diferentes da cultura islâmica é precisamente a radical laicidade do Estado e a defesa incondicional dos direitos do homem. SE abdicarmos destes valores, nada mais nos resta que fazer himenoplastias às escondidas. E aceitar Burkas e tchadores nas nossas ruas, ou mesmo nas nossas igrejas. Veja-se o que se passa actualmente com a extrema direita católica em Espanha.

Sem comentários: