sábado, julho 05, 2008

Deus


Vou ajudar-te Deus, a não me abandonares, apesar de não poder prometer nada com antecedência. Mas torna-se cada vez mais claro o seguinte: que tu não nos podes ajudar, que nós é que temos de te ajudar e, ajudando-te, ajudamo-nos a nós próprios.
(...) Frequentemente é como se eu visse este tempo como uma parte da História, da qual consigo já ver o princípi0 e o fim , e que também sei "ordenar" num todo. E estou grata pelo seguinte: por não sentir a menor amargura ou o menor ódio, mas por sentir uma grande impassibilidade, que não é rsignação, em mim, mas também uma espécie de entendimento destes tempos, por mais estranho que isso possa parecer.
(....) Claro, é o extermínio total, mas suportemo-lo com graciosidade. Não existe um poeta dentro de mim, há sim um pedaço de Deus em mim que poderia desenvolver-se até se tornar um poeta. Num campo ( de concentração) assim tem de haver contudo um poeta que experiencie a vida la, lá também..."
Etty Hillesum , 1942
Campo de Concentração

Sem comentários: