quarta-feira, maio 09, 2007

Alguém viu esta menina?


Nunca em Portugal o desaparecimento de uma criança activou tantos meios policiais, suscitou tanto interesse mediático e provocou uma onda de solidariedade tão intensa, meso na internet.
Só é pena que tal não se repita de cada vez que desaparece uma criança portuguesa.
Sabe-se que se uma criança raptada não for encontrada nas primeiras vinte e quatro horas, as possibilidades de aparecer viva são reduzidas.
Apesar dos “visionamentos” fruto da sugestão, Madeleine , neste momento já não deve estar viva. O que as autoridades buscam é um cadáver e um potencial homicida, provavelmente um pedófilo e provavelmente de nacionalidade inglesa, e provavelmente muito próximo dos hábitos daquela família.
Os contornos deste “rapto” enchem de terror qualquer pai e mãe. Um momento de algum facilitismo e um intruso rouba uma filha. Aliado ao terror da perda, está o horror da pedofilia ou do tráfico de crianças. Dos actos isolados ás redes transnacionais, os crimes contra as crianças são hoje uma ameaça global, que afecta sobretudo os meninos e as meninas de países subdesenvolvidos.
Há milhões e milhões de Madeleines por esse mundo fora e estes crimes horrendos devem ser denunciados e combatidos.
Mas, o mais importante de tudo é sermos capazes de proteger os nosso filhos de predadores e de os educar para a segurança e responsabilidade. Sem entrarmos em paranóias de insegurança. Confesso que não é um equilíbrio fácil.

Sem comentários: