quinta-feira, novembro 03, 2011

Censura religiosa versus liberdade criativa

Num país livre e democrático a questão de haver censura de produções culturais por motivações religiosas não se coloca. Seria um retrocesso absurdo de direitos humanos fundamentais. De resto, considerando que as "sensibilidades religiosas" são múltiplas e tendem a ser extremistas , ou, no mínimo, irracionais, as "leis da blasfémia" ou a simples censura por motivações religiosas, conduziriam na prática à mais atroz ditadura teocrática.

Filigrana

O meu coração é um ninho perfeito, uma espécie de gaiola sem grades onde se albergam unicórnios. Por isso me pesa tanto ás vezes o coração - os unicórnios vivem mal em gaiolas, mesmo as que não têm grades.

Credo

Creio no sangue das mulheres, na evidência da beleza, nos jardins de lilases, na vidraça óbvia dos azuis celestes. Creio na paixão dos pássaros, na gentileza das mães, creio na vida alva das estrelas, nos poetas que se desfazem em letras à secretária, no nacarado das unhas das meninas.
Creio na carne, transfigurada do amor, nas pérolas acetinadas dos velhos, no zumbido dos insectos antes da noite, creio na vida que há-de vir, no silêncio inevitàvel, nas hastes de luz penduradas ao acaso.
Creio na inquietude  dos plátanos, na alegria caótica,   na pele que se expõe à água, na ingenuidade dos seios, creio no ressuscitado amor que há-de resgatar os vivos e os mortos.

Velejar

Recupero a visão do mar, uma floresta de mastros na marina, o navio esbranquiçado a saír do porto, o bater de asas das velas, este aperto no coração é apenas o rasgar das águas contra a quina, ventos longos, o borbulhar da água ,  os sons metálicos de espanta-espíritos na manhã.

Dia de todos os santos/ dia de todos os poetas

A missão dos poetas ( ou dos santos) é adentrarmo-nos. Penetrar nas coisas todas até não haver raízes nem fronteiras, até a pele estalar no todo que somos e vivemos, para ser todo sê inteiro escrevinhou Pessoa na sua lucidez etílica, mais não buscar que isto, a inteireza aguda do mundo todo dentro de um corpo. Tomai e comei, este é o meu corpo,  neste narcisismo integrador há uma generosidade extraordinária, ou seja, quanto mais íntimo e egocêntrico o poeta é, quanto mais fundas as feridas expostas, as flatulências emocionais, os tremores onanistas mais universal é a sua escrita.
Buscar o suspiro das coisas todas é o labor interminável do poeta.
Adentrar-se em si mesmo como um cego acordado.

A tristeza do dias de hoje

"Terry Jones confessou que nos dias de hoje não faria o filme «A Vida de Brian» que realizou e que protagonizou juntamente com os outros Monty Python. O tema «religião» é o motivo para esta actualização de vontade em relação ao filme de 1979 que satiriza a vida de Cristo.

O actor e realizador inglês referiu, em entrevista à «Radio Times» citada pela «Folha de São Paulo» que, apesar da poémica na altura a sensação de quem fez o filme foi de «bater num macaco morto». «Agora, a religião voltou com força e pensaríamos duas vezes antes de fazer o filme num momento assim», assumiu.E fazer um filme do género com a religião muçulmana como tema também não entusiasma Jones: «Provavelmente não.» «Olhe o que aconteceu com Salman Rushdie», disse com referência aos 10 anos de clandestinidade que o escritor teve de viver por causa de «Os Versículos Satânicos».
A Vida de Brian é um filme brilhante.

quarta-feira, novembro 02, 2011

A Defesa da Família e tal , tá a vêr?

As medidas do actual governo em particular com o OE de 2012 traduzem-se no maior ataque concertado às famílias portuguesas de que há memória nos últimos 50 anos.
Todos sabemos que em 2012 o número de abortos, de infanticídios e de vítimas de violência doméstica vão aumentar exponencialmente devido em grande parte aos cortes das prestações sociais,  à intensa crise económica, ao desemprego e recessão. Todos sabemos que a natalidade vai baixar ainda mais e que os idosos e pessoas vulneráveis vão ser dramticamente expostos, sem a protecção social que lhes vai ser retirada.
Todos sabemos isto.Estranha-se pois o silêncio ensurdecedor das associações portuguesas que dizem ser defensoras da vida  e das famílias. Talvez porque nunca o foram verdadeiramente .

Não , não é o Bispo Edir Macedo, mas é igualzinho

"Chacune de nos activités, chacun de nos engagements a un coût financier qui limite nécessairement nos capacités. Pour nous aider à étendre notre influence, pour multiplier nos actions, nous avons besoin de votre soutien financier (déductible de vos impôts).

Vous ne pouvez nous donner un peu de votre temps ? Donnez-nous un peu de votre argent !"

Les bons esprits se rencontrent

Fundamentalistas islâmicos e católicos (basicamente integristas lefebvrianos) manifestaram-se em Paris contra a liberdade de expressão cultural. Uns e outros defendem um Estado confessional em que as leis contra a blasfémia possam ser implementadas. Em boa verdade foram mais os islãmicos que os cristãos quem esteve presente na manif de 1500 pessoas, se descontramos os habituais representantes de movimentos de extrema-direita, particularmente o  Groupe Union Défense (GUD) com motivações mais políticas que religiosas. A intensa "campanha antiblasfêmia " foi aparentemente  da iniciativa de um "instituto tradicinalista ligado aos lefebvrianos.
De resto esta manifestação integra-se num certo clima de crispação religiosa em França contra a liberdade de expressão, que culminou recentemente com um incêndio criminoso da sede de um jornal satírico que ousou  fazer cartoons a propósito da Sharia.

A Conferência Episcopal Francesa demarcou-se claramente destas manifestações de fundamentalismo ecuménico .
Unidos no mesmo ódio contra a liberdade de expressão.

Musulmans contre la christianophobie

Domingo descobri que Deus é triste


pela semana afora e além do tempo.
A solidão de Deus é incomparável.

... Deus não está diante de Deus.

Está sempre em si mesmo e cobre tudo

tristinfinitamente.


A tristeza de Deus é como Deus: eterna.
Deus criou triste.
Outra fonte não tem a tristeza do homem.



Carlos Drummond de Andrade, in 'As Impurezas do Branco'