segunda-feira, janeiro 31, 2011

Hoje , ainda

A tenebrosa inquisição.

Post do dia - um defensor dos contratos de associação

"Ou será que teremos que manter eternamente uma cota de pobrezinhos com ranho no nariz para que o nosso ensino saia valorizado? Que argumento é este que dá como bom por si só o facto de haver nas escolas pobrezinhos com lêndeas?"

Donde se deduz que os riquinhos não segregam muco nasal nem correm o risco de pediculose. 
È milagre divino  que os protege de tais pragas, nas escolinhas especiais onde há cavalinhos para brincar.

Carlos Castro é culpado

Foi pontapeado , pisado e mutilado durante mais de uma hora. Foi espancado longamente e agredido na cabeça com um televisor  Ainda vivo, houve uma tentativa de castração,  depois, foi estrangulado. Em seguida, o assassino confesso arrancou-lhe os olhos e consumou o corte dos testículos. Isto é o que demonstra o relatório forense e foi confirmado pelo homicida.
Em seguida, o homicida descansou um pouco, tomou banho traquilamente, vestiu roupa lavada e perfumou-se. Ficou no quarto coma vítima durante quatro horas. Estes são os factos.
Agora, o homicida confesso  diz que está inocente.
O culpado do crime é o Carlos Castro.

Primeiro casamento gay de um político português

Jorge Nuno de Sá , ex lider da JSD, Conselho Nacional do PSD e ex-deputado Conselho Nacional do PSD e ex-deputado  casou-se com o seu namorado ontem à tarde.
Espera-se agora que outros políticos de direita saiam do armário.

Educação sexual de acordo com os valores cristãos

È o que defendem alguns radtrads em alternativa aos programas de educação sexual na escolas.

 Devem  preferir  isto.

sábado, janeiro 29, 2011

Liberdade de escolha é isto

"A verdade é que o Estado financia escolas privadas [com contrato de associação], mesmo quando ao lado tem uma pública de qualidade. Financia seis [escolas privadas com contrato de associação] no centro de Coimbra, vizinhas da pública mais bem cotada no ranking e de mais nove com vagas disponíveis.  Em Lisboa, financia a Escola São João de Brito, para a elite da elite. Pelo país fora financia escolas [privadas com contrato de associação] com equitação e outros luxos.  E paga mais por aluno na privada do que na pública. Não é verdade que esteja em causa a liberdade de escolha. A liberdade existe e a escolha pelo ensino privado é absolutamente legítima. Assim como todos somos livres de usar o carro individual em vez dos transportes públicos. O que deve acontecer é que o carro não deve ser financiado pelo contribuinte, e o autocarro deveria ter preços baixos, ser financiado pelo Estado e estar disponível para todos."

A liberdade de escolha do filho do senhor Jorge, o canalizador

O senhor Jorge, o canalizador , trabalha de sol a sol. Como é um homem honesto paga integralmente os seus impostos. Estes impostos servem para pagar a escola pública,mas também os caríssimos colégios privados que tem contratos de associação.
Como ao lado da sua casa há um belíssimo colégios privado com contrato de associação o senhor Jorge, que paga os seus impostos e financia o ensino dos outros, sempre achou que com o seu esforço fiscal estaria também a contribuir para a educação do seu próprio filho.
Animado da mais inflamada liberdade de escolha, deslocou-se à secretaria do colégio para inscrever o filho - bom aluno, um miúdo excepcional  - que é o orgulho do senhor Jorge.
 Estacionou a Ford Transit no parque da escola, sem se deixar intimidar pelos Volvos, BMW e jipes de alta cilindrada, cumprimentou o porteiro ( que o confundiu com um trabalhador de manutenção) e entrou na secretaria.  A menina que o  atendeu, depois de  o mirar  ostensivamente de alto abaixo, com um  trejeito ligeiramente enjoado na comissura dos lábios, riu-se um bocadinho quando ele lhe disse que queria matricular o filho. no Colégio.
Com um gélido ar de freira noviça, explicou-lhe rapidamente , que para o próximo ano lectivo não havia vagas. Nem uma. O colégio estava,  literalmente , à cunha.

sexta-feira, janeiro 28, 2011

As escolas privadas não são melhores que as públicas

"O colégio São João de Brito é da Companhia de Jesus, a qual tem mais duas escolas com ensino secundário. O Instituto Nun´Álvares, em Santo Tirso, e o Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache – Coimbra. Como acontece com quase todas as escolas privadas no interior, têm um contrato de associação com o Estado. Ao contrário do São João de Brito, recebem alunos de todas as classes sociais. A Companhia de Jesus afirma que os métodos de ensino, contratação e formação de professores são idênticos. Quais são, então, os resultados? O Nun´Álvares ficou em 177.º, a Imaculada Conceição em 91.º. Há quatro anos, ficaram em 164.º e 249.º, respectivamente. O São João de Brito, com os mesmos métodos pedagógicos e de ensino, ficou este ano em 3.º no ranking e, há quatro anos, foi a”melhor” escola…
Questionado, na altura, pelo “Público” sobre essa brutal disparidade entre uma escola que recruta os seus alunos entre a elite da elite e dois colégios privados com todo o tipo de estudantes, o responsável pelo São João de Brito diz que “o Colégio de Coimbra fica num meio paupérrimo”. “é um meio rural, com fraco nível cultural. Teríamos outra posição no ranking se estivéssemos mais perto de Coimbra”. Pois é, teria a Companhia de Jesus e a escola secundária de Alpiarça ou a de Campo Maior. Mas não têm, o que não as impede de ver na comunicação social que as escolas privadas são melhores do que as públicas. Uma leitura redutora que, como se vê, tem os seus dias. Ou melhor, os seus sítios e classes sociais.
Pedro Sales

Os fariseus

Não deixa de ser escandaloso que sejam as escolas privadas católicas quem mais se locupleteia com os dinheiros públicos.
 O colégio em causa é um case study de exploração gestão de professores, elitismo e exclusão dos mais pobres, com um sistema de cunhas interessante.  O lucro e o status em primeiro lugar imperam gloriosamente.
Mesmo ao lado do colégio,  muito menos distância  que os 4Km legais, há três escolas públicas excelentes e com vagas.
 Não percebo porque lhes dão o dinheiro dos meus impostos a colégios destes, não compreendo proque  não se cumpre a lei e não se acabam simplesmente com os contratos de associação nestas circunstâncias.
Não compreendo o que tem isto a ver com o cristianismo.

Não devemos levar crianças a Fátima

Eu sempre disse que não devemos levar crianças a Fátima.
Além dos tridentinos e das missas em latim,  há sempre mais umas personagens  estranhas que por lá aparecem.

Inimigo Público no seu melhor

Teixeira dos Santos diz que foi obrigado a mentir sobre as contas públicas: "O Sócrates drogava-me".
Numa entrevista gravada pela revista Focus, e de que a SIC passou parte no Jornal da Noite, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, assume que foi forçado por José Sócrates a mentir ao longo de toda a anterior legislatura e da actual.
O ministro assume que ao longo destes anos todos tem gerido as finanças do país sob o efeito de medicação e que só agora percebeu que tem sido usado para condenar milhões de contribuintes inocentes. “O Sócrates obrigava-me a beber um copo com água e a assinar papeladas. E depois obrigava-me a dizer que estava tudo bem, que Portugal não estava a sofrer com a crise internacional e que a despesa pública estava controlada. Tive que dizer tudo com pena dos rapazes, que levavam bastante porrada do Sócrates. Mas eu não sou o único. O José Sócrates anda há anos a dar copos com água a todos os ministros, deputados do PS, militantes do PS, ao Passos Coelho, ao Emídio Rangel, aos juízes do Freeport e do Face Oculta, aos jornalistas, aos investidores estrangeiros para comprarem a dívida portuguesa e agora até já conseguiu drogar a Angela Merkel e os senhores do FMI”. JH

quinta-feira, janeiro 27, 2011

A verdade

"O Governo entende, e bem, que o Estado não deve financiar os colégios privados com contrato de associação (onde o ensino é, como nas escolas públicas, pago pelos contribuintes) com valores superiores àqueles com que financia as escolas públicas.
Mas os colégios querem mais, e, ontem, dirigentes de alguns deles, arrastando consigo pais e crianças (há notícia de casos em que as crianças que não foram a essa e a outras manifestações promovidas pelos colégios tiveram falta), depositaram caixões junto do ME, querendo com isso simbolizar a "morte" do ensino privado... por ter que viver com o mesmo com que vive o ensino público. É a "iniciativa privada" no seu melhor: sempre a clamar contra o Estado e, ao mesmo tempo, sempre a exigir subsídios e apoios.
Diz a ministra que o Estado não deve contribuir com dinheiro dos contribuintes para as piscinas, o golfe e a equitação de alguns colégios privados, e é difícil não lhe dar razão.
Mas talvez esta fosse boa altura para, finalmente, o ME ir mais fundo e apurar o destino que é dado em alguns desses colégios aos dinheiros públicos. Saber, por exemplo, se todas as verbas destinadas aos professores chegarão ao seu destino ou se, em certos casos, o Estado não andará a financiar, afrontando a Constituição, um ensino abusivamente selectivo e confessional, onde os professores têm, de novo só por exemplo, que "participar na oração da manhã na Capela".

Manuel António Pina no Público

quarta-feira, janeiro 26, 2011

falar em tom arborescente e pleno de sentidos

Lido numa caixa de comentários

"o meu vizinho até põe o filho num

caixão ele gosta
ó pai eu quero ser enterrado...ó pai eu quero morrer...
ah filho finalmente arranjaste uma coisa que gostas de fazer...
atão o teu filho anda com um....c~xão
é gótico e adora o diabo nas horas vagas

sabes como é está numa escola particular
foi a única que o quis
é discriminado pelos outros por causa dos caixões"

Acreditem - amanhã haverá na net um chorrilho de anedotas  a propósito de criancinhas em caixões, campos de golfe e aulas de equitação.

Grandes escândalos

"O Governo, com má-fé, tem vindo a construir escolas estatais em terreno educativo onde já existe oferta"

Ou seja, o governo, como lhe compete,  tem vindo a dotar de escolas públicas  locais onde só  existiam privadas. E isto é considerado má-fé.

Mas já em 2004 se discutia o assunto, como se pode ler aqui.

Pequenos escãndalos

Acabo de descobrir que Coimbra tem 13 colégios privados com contrato de associação. O Número é astronómico , só superado por Lisboa, com 16!!!
Coimbra tem uma rede de escolas públicas de excelência,talvez das melhores do país.
Realmente, começo a perceber para onde vão os meus impostos e os cortes no meu vencimento.

Comentário do dia

"Não vi a manif.



O tamanho dos caixões era para crianças ou adultos?

Piscoiso"

terça-feira, janeiro 25, 2011

Os coveiros privados

Para perceber o que se passa, ouvir por aqui.

A cavaqueira mediocridade

O valor de um político não se mede apenas nas derrotas, mede-se sobretudo nas vitórias. Mário Soares usou uma expressão interessante -  um político deve ser magnânimo com os adversários derrotados, e realçou a urgência de um discurso político positivo a apelando à unidade,  sobretudo na actual crise económica.
Mas não. Cavaco passou parte do seu discurso de vitória a lamuriar-se e a carpir-se, sem mais.
Que eu me lembre, é a primeira vez que um PR eleito não cumprimenta os adversários políticos no momento da vitória.
Chama-se a isto falta de chá.

Falta de bom senso

O ensino privado , até agora principescamente financiado pelo erário público vai sofrer alguns cortes orçamentais devido à crise económica. Como todos .
Que fazem os ditos?
Ameaçam fechar os estabelecimentos de ensino, despedir professores e expulsar alunos.
A chantagem é perturbadora e revela uma falta aflitiva de bom senso e sentido de cidadania.

E se  todos os hospitais com cortes de financiamento ameaçassem  fechar as portas e colocar  os doentes na rua ou fossem para o ministério com caixões cheios de fotografias dos pacientes ?

Mais uma parvoeira

Parece que o BE se prepara para avançar com mais um projecto-lei "fracturante" - a possibilidade das técnicas de PMA utilizarem "barrigas de aluguer". A ideia é obscena - o eufemismo "maternidade de substituição" não retira o facto de nestes processos o corpo das mulheres  ser objecto da mais vil mercantilização. Comparo este processo ao tráfico de mulheres para fim de exploração sexual - neste caso trata-se de exploração reprodutiva...

Consultório sentimental II

"A escola para o meu filho sou eu que escolho" berraram alguns pais numa manif enquanto transportavam caixões com fotografias dos filhos.

Queridos pais:
Eu acho bem que escolham a escola dos vossos filhos.Não me mandem é a factura para casa, porque eu não tenho de pagar os colégios privados dos filhos dos outros.
Mas compreendo o vosso amor parental. A ideia de porem num caixão fotografias dos vossos filhos é tocante, mas tão tocante quanto quererem obrigar-me a pagar as mensalidades dos vossos piquenos nos colégios de elite. Até me me emocionei, confesso.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Milagres

Isto sim, é um milagre.

Ai os tradicionais valores da família e tea party e tudo

Dizem que há partidos que defendem os valores da família tradicional. Nos EUA, Sarah Palin , candidata a Presidenta, é um desses rostos defensores políticos da família tradicional.
O mais tradicional possível - incluindo o adultério viril do extremoso marido com uma massagista.

Factos

No último ano, o Ministério da Educação transferiu para colégios e instituições privadas quase 300 milhões de euros. A verba, que representou um aumento de 3,1% em relação a 2008, é um terço superior ao reforço do orçamento para o ensino superior público.
Enquanto o Ensino Superior público só agora chegou a acordo com o Estado para ver reforçado o seu orçamento em 100 milhões de euros (o equivalente a 10%), o ensino básico e secundário privado recebe há vários anos mais do dobro desse aumento: no ano passado, foram 285 milhões de euros.

O ensino privado tinha em 2007 (últimas estatísticas disponíveis no site do ME) 309 mil alunos – quase metade integrado no pré-escolar. Na mesma altura, frequentavam o ensino público mais um milhão de 300 mil alunos.

Correio sentimental


Cara amiga:
Compreendo muito bem  a sua preocupação de mãe. Na escola do Ingote há meninos ciganos ( uma doçura de crianças), mas  percebo a sua aflição. Na escola D. Dinis também há meninos ciganos, meninos  imigrantes e até meninos com necessidades educativa especiais, um aborrecimento, estas escolas públicas, com casos de pediculose e tudo.
Olhe,  inscreva os os piquenos no  Colégio Rainha Santa Isabel. Verá que são bem recebidos. Não terá  de conviver com ciganos, imigrantes, ou meninos com dificuldades de aprendizagem. E, não se esqueça, é uma escola inclusiva, aberta a todos e que substitui o ensino público porque ele não tem capacidade de resposta - embora ali ao lado existam mais três ou quatro escolas públicas com excelentes condições e excelentes professores que têm bastantes vagas.
Mas se não quiser ciganada, ah, isso só no Colégio Católico.  Não tenho é a certeza que aceitem  crianças do Lordemão. Pelo sim pelo não diga que mora no Condomínio Zen. E arranje cunhas, não se  esqueça.

Eleições presidenciais

Não deixa de ser engraçado que entre os grandes derrotados nas eleições de domingo, se acotovelem, numa irmandade nostálgica, os católicos integristas de extrema-direita e os mais acérrimos bloquistas de esquerda. Uns e outros, por razões diferentes,  detestam o parolo de boliqueime que promulgou certas leis e mais depressa votariam num barbudo poeta que gosta de caçadas e não esconde um pendor elitista próximo do assomo monárquico.
Por mim, não tive dúvidas sobre os resultados eleitorais. Ontem às 15h, ao votar rodeada de casacos de pele e visons - à minha frente, uma dama imensa, exibia mesmo à volta do dorso uma pele de raposa com cabeça e tudo - tive a certeza que Cavaco Silva teria uma maioria à primeira volta. Não é à toa que tantos casacos de peles se amarrotam em assembléias de votos. A escola, fresquinha de obras e com equipamentos de ponta a lembrar a todos o investimento socrático no ensino público, parecia uma passerele de velhas senhoras decrépitas. O voto feminino deve ter decidido estas eleições - o charme cavaquistas índa faz palpitar muitos corações.
De resto, à excepção do pobre Portas que não tem muito pudor em salivar publicamente pelo poder, esta vitória contentou a maioria dos portugueses, socialistas em primeiro lugar. Sócrates deve ter aberto uma garrafa de champanhe - arrumou de vez o Alegre e seguidores.
Com Cavaco,   Sócrates garantiu a continuidade no poder, o que só pode ser uma boa notícia para todos nós. Sócrates é de facto o único político com suficiente resiliência e sentido estratégico para governar o país num momento de crise internacional. Passos Coelho não quer de forma alguma assumir a governação nas actuais condições. E Cavaco, tenho a certeza que prefere Sócrates a Coelho ( refiro-me ao Passos, não ao outro), por uma questão de competência.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Compra e venda de crianças - uma normalidade das elites

Comprar e vender crianças tornou-se banal para uam certa elite que baralha poder e dinheiro. No circo mediático em que nos movemos, começa a banalizar-se a compra de crianças, como quem compra uma jóia, um novo carro ou um cão de raça. Elton John e Nicole Kidman são os mais recentes aquisidores, e as "compras" são apresentadas entre aplausos e glamour nas revistas cor-de-rosa, como um sonho.
Cá pelo burgo, Cristiano Ronaldo inaugurou a tendência ao comprar uma criança por doze milhões de euros.
Não sei o que me escandaliza mais.

terça-feira, janeiro 18, 2011

Trolls

Eu não sei se é mau isto de haver sarjetas nos blogues e nos sites dos jornais. Eu acho que devia haver mais estudos sobre a utilização das novas tecnologias pelo homem de Neandertal. Isso é uma coisa que me surpreende sempre: gente que eu suponho que vive em cavernas, por aquilo que diz e pelo modo como o diz, mas que está com um computador à frente, com um teclado.

Ricardo Araújo Pereira

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Palmas para um assassino

Esta noite a TV divulgou as imagens - em Cantanhde, cerca de trezentas pessoas fazem uma manifestação de apoio a um assassino confesso. A Manif termina com um aplauso sentido.
Não consigo perceber porque é que esta gente bate palmas.
Será um aplauso à  castração final da vítima ou  ao seu espancamento durante uma hora?
Sobre as reações da populaça:
"No século XX, nazis, comunistas e fascistas ( e o Islão radical) , todos prometeram uma "ordem nova". A recusa da homossexualidade assentou na força do regresso às relações naturais, à fantasia do grupo primordial ; dessa forma, tudo o que fosse artificioso, construído, não-natural, pertenceria exclusivamente ao campo da teoria política. O elemento nacionalista fornecia também o link para a repressão homossexual: sangue / terra e honra / pertença eram pares definidores do naturalismo grupal. Tudo o que fosse diferente era perigoso.
Isto ajuda a compreender a popularidade daquilo que tem incomodado tanta gente no affair Carlos Castro/ caixas de comentários: sob o verniz das leis e da teoria política, os de Cantanhede instauraram uma pequena nova ordem obediente aos pares acima citados. O velho homossexual é o bode expiatório que paga pelo insucesso de todo os aspirantes ao estrelato na cultura pimba. A populaça das caixas de comentários é apenas a eterna constante da equação."

Mar Salgadohttp://marsalgado.blogspot.com/
A ler também - Os necrófagos, no Cachimbo de Magritte

segunda-feira, janeiro 10, 2011

O ruidoso silêncio na morte de carlos castro

A morte violenta de um velho homossexual às mãos de um jovem psiquiatricamente instável é sempre uma notícia perturbadora.
Perturbadora porque a morte hedionda da vítima suscita inevitavelmente um sentimento de profundo horror e compaixão. Mas também porque o agressor suscita precisamente o mesmo sentimento - um jovem provavelmente doente envolvido numa teia de pressões para atingir a fama.
Mas o mainstream intelectual  e político não se pronuncia sobre minudências destas. Um silêncio ruidoso envolve sempre estas mortes castradas de velhos pederastas ás mãos dos seus neófitos. O crime servido como fait divers picante das revistas cor-de-rosa é uma forma de negação da  realidade.
Porque sob  este brilho macabro das lantejoulas da fama, há uma realidade emergente que que se torna banal. Uma nova cultura que grassa em certos meios da sociedade portuguesa - particularmente entre jovens pouco qualificados, de classe média baixa, sem perspectivas de trabalho ou de carreira.
O sonho vendido às postas do êxito fácil, da atitude boçal, do não-esforço como forma de vida. A mentalidade dominante é que vale tudo, definitivamente tudo, para obter protagonismo, fama, subir na carreira, conseguir exposição mediática. O desemprego, o facilitismo ou uma certa ideia disseminada pelos media de que o esforço pessoal, o trabalho honesto e a competência não são determinantes para a realização profissional. Num sistema social em que formas subreptícias dos pequenos poderes ganham protagonismo, a corrupçãozinha, a cunha, os amiguismos e conhecidos, a prostituição surge algo como aceitável e legítimo ou até como algo inevitável para atingir o sucesso. Programas de grande audiência como a casa dos segredos seguem esta linha - em que os grandes geróis mediáticos são jovens inúteis, prostitutas de luxo, ou pequenos proxenetas de província apresentados como "herós nacionais".

hoje

Não amanhece ainda.
O corpo sincroniza a luz e a vida é este mistério renovado.
Mãos dentes, unhas pele,
o artefacto das vísceras,
 vozes, a liquefacção matinal do olhar,
a escrita dos ossos registada em cada rídula,
as pernas que se erguem para o dia.

Cada dia é uma ressurreição
 atordoados de sono
 a esperança do recomeço.
os livros são animais gastos.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

DE ONDE VIRÁ UMA CULTURA DA VIOLÊNCIA?

"Uma cultura do “processo revolucionário em curso” de 1975 está a ressurgir com a crise social de 2007-10, alimentada pelo Bloco de Esquerda, pelo PCP (de forma mais moderada), pela fácil circulação do revanchismo e inveja social na Internet, pela demagogia de homens públicos, políticos e para-políticos, e pela necessidade de títulos dos jornais. Um igualitarismo de remediados, com expectativas insufladas e muitas dívidas para o consumo, com acesso aos media, está a tornar-se vocal e auto-congratulatório. Como de costume, não são os verdadeiramente pobres que assumem o discurso mais venenoso e mais “prec”, mas os radicais chic e a pequena burguesia enraivecida pela quebra de status que neles se revê. "
Pacheco Pereira ( Revista Sábado)

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Leitura obrigatória

"Um dos sinais da crise da democracia é a emergência do fascismo social. Não se trata do regresso ao fascismo do século passado. Não se trata de um regime político, mas antes de um regime social. Em vez de sacrificar a democracia às exigências do capitalismo, promove uma versão empobrecida de democracia que torna desnecessário e mesmo inconveniente o sacrifício. Trata-se, pois, de um fascismo pluralista e, por isso, de uma forma de fascismo que nunca existiu. Identificava então cinco formas de sociabilidade fascista, uma das quais era o fascismo financeiro. O fascismo financeiro é talvez o mais virulento. Comanda os mercados financeiros de valores e de moedas, a especulação financeira global, um conjunto hoje designado por economia de casino. Esta forma de fascismo social é a mais pluralista na medida em que os movimentos financeiros são o produto de decisões de investidores individuais ou institucionais espalhados por todo o mundo e, aliás, sem nada em comum senão o desejo de rentabilizar os seus valores. Por ser o fascismo mais pluralista é também o mais agressivo, porque o seu espaço-tempo é o mais refractário a qualquer intervenção democrática. Significativa, a este respeito, é a resposta do corretor da bolsa de valores quando lhe perguntavam o que era para ele o longo prazo: "Longo prazo para mim são os próximos dez minutos." Este espaço-tempo virtualmente instantâneo e global, combinado com a lógica de lucro especulativa que o sustenta, confere um imenso poder discricionário ao capital financeiro, praticamente incontrolável apesar de suficientemente poderoso para abalar, em segundos, a economia real ou a estabilidade política de qualquer país.
A virulência do fascismo financeiro reside em que ele, sendo de todos o mais internacional, está a servir de modelo a instituições de regulação global crescentemente importantes, apesar de pouco conhecidas do público. Entre elas, as empresas de rating, as empresas internacionalmente acreditadas para avaliar a situação financeira dos Estados e os consequentes riscos e oportunidades que eles oferecem aos investidores internacionais. As notas atribuídas - que vão de AAA a D - são determinantes para as condições em que um país ou uma empresa de um país pode aceder ao crédito internacional. Quanto mais alta a nota, melhores as condições. Estas empresas têm um poder extraordinário. Segundo o colunista do New York Times, Thomas Friedman, "o mundo do pós-guerra fria tem duas superpotências: os EUA e a agência Moody's". Moody's é uma dessas agências de rating, ao lado da Standard and Poor's e Fitch Investors Services. Friedman justifica a sua afirmação acrescentando que "se é verdade que os EUA podem aniquilar um inimigo utilizando o seu arsenal militar, a agência de qualificação financeira Moody's tem poder para estrangular financeiramente um país, atribuindo-lhe uma má nota".

Este texto foi escrito por Boaventura Sousa Santos há 12 anos.

Maria Bethania Mel

Notas eleitorais

!Não vale a pena Cavaco Silva continuar a fingir que o que está a ser debatido são poupanças familiares depositadas num banco. Não é disso que se trata. O que está a ser discutido é o negócio da venda das suas ações da Sociedade Lusa de Negócios, detentora daquele banco, com contornos pouco claros e que deram a si e à sua filha um lucro de 147,5 mil euros e de 209,4 mil euros, respetivamente. Cavaco Silva vendeu 105.378 acções da SLN, que comprara a um euro cada, em 2001, por 2,4 euros, no final de 2003. O mais importante: esta inexplicável valorização foi determinada por contrato, já que a sociedade não estava cotada na bolsa. É esse contrato, elaborado por uma administração composta por pessoas que lhe são próximas (uma delas até foi, depois disto, nomeada por ele para o Conselho de Estado), que se quer conhecer. Não parece legítima esta exigência?"
 Arrastão.

Ver também o Miguel Sousa Tavares

amor

um incêndio animal 

terça-feira, janeiro 04, 2011

Dez coisas que mudaram em portugal nos últimos quinze anos

A lista é de Alexander Ellis, Embaixador Britânico e concordo em absoluto com todos os itens.
Mas, se fizesse uma lista pessoal das 10 coisas que mudaram para melhor em Portugal nos últimos dez anos, teria de incluír:
1 - Melhores e mais eficazes cuidados de saúde.
2 - A esperança média de vida não pára de aumentar.
3 -  A taxa de mortalidade infantil é a mais baixa de sempre e está entre as mais baixas a nível mundial.
4 - O acesso à internet a a utilização das tecnologias da informação. A inovação tecnológica.
5 - Melhores casas, uma outra reocupação com o planeamento urbanístico.
6- A acessibilidade aos bens essenciais e mesmo aos bens supérfluos - mais baratos, com mais diversidade, com impacto na qualidade de vida das pessoas.
7 - O investimento na educação. Sobretudo com o governo de sócrates, o investimento na educação teve um impacto significativo na vida das crianças e das famílias.
8 - Cresceu uma certa consciência ecológica.
9 -  A coesão social, o forte sentimento comunitário e a atitude de acolhimento continuam a ser uma marca portuguesa -  forma como acolhemos vagas de imigrantes na última década coloca-nos no topo das boas práticas a nível mundial.
10 - Há uma maior preocupação com a estética. A busca da beleza proletarizou-se.

Vivemos num país extraordinário.