terça-feira, abril 19, 2011

Kinder, Küche, Kirche

"As mulheres têm o mesmo papel que os homens e têm mais um, que faz com que ainda sejam mais importantes no Opus Dei - é exactamente por serem mulheres que têm essa capacidade de cuidarem da casa. Toda a mulher tem uma vocação para mãe e dona de casa, mesmo que não seja mãe na prática"

Palavras para quê? È da Opus, por supuesto,  e falou-se no seu nome para  novo Bispo de Coimbra. O seu lema seria : "Kinder, Küche, Kirche " para uma "nova" pastoral do mulherio, soit disant, pastoral  da família.
A putativa escolha é dúbia, cheia de anticorpos  e envolta em manobras de bastidores. Um ambiente de perplexidade e alguma tensão circula nos círculos eclesiásticos assim que esta notícia foi conhecida. È que outros nomes, bem mais queridos,  também circulam no diz-que-disse habitual.
Consta que só os Opianos da cidade (um punhado de figuras na sombra,  a maior parte médicos e professores) andam bastante excitados com a peregrina ideia . (Ia escrever Opióides mas podia ser mal interpretada. Se a religião é o ópio do povo, como dizia o outro,  os da Opus são consumidores alienados).

De qualquer forma, percebe-se a aflição de alguns sobre os bispos de Coimbra. Por exemplo, o pobre Sarto tem andado muito aflito com a possibilidade que alguém " se entusiasme de tal maneira que, em manifestação pública das suas obsessões doentias, chegue ao ponto de perguntar despropositadamente ao Bispo de Coimbra se ele se masturba e com que frequência" (sic).

A ideia só pode vir de uma alma  particularmente atribulada, mas exprime bem as preocupações mais fundas dos defensores da missa tridentina relativamente ao múnus episcopal.

Sem comentários: