quarta-feira, outubro 14, 2009

A bondade do ecumenismo

"E agora perguntemo-nos: que significa restabelecer a unidade de todos os cristãos? Todos sabemos que existem numerosos modelos de unidade e vós sabeis também que a Igreja Católica tem por objectivo a consecução da plena unidade visível dos discípulos de Jesus Cristo segundo a definição que dela fez o Concílio Ecuménico Vaticano II em vários dos seus documentos (cf. Lumen gentium, nn. 8 e 13; Unitatis redintegratio, nn. 2 e 4, etc.). Tal unidade subsiste, segundo a nossa convicção, na Igreja Católica, sem possibilidade de ser perdida (cf. Unitatis redintegratio, n. 4); de facto, a Igreja não desapareceu totalmente do mundo. Contudo, esta unidade não significa aquilo a que se poderia chamar ecumenismo de volta: isto é, renegar e recusar a própria história da fé. Absolutamente, não! Não significa uniformidade em todas as expressões da teologia e da espiritualidade, nas formas litúrgicas e na disciplina. Unidade na multiplicidade e multiplicidade na unidade"

3 comentários:

Vítor Mácula disse...

Sim, mas tem de haver algo de comum e essencial na variedade, senão a unidade é apenas nominal; esse é que é o busílis ;)

beijos, bluesmile, e bom fim de semana

BLUESMILE disse...

Olá Vítor.
Tens toda razão.
E quanto ao essencial, acho que se reduz ao pai-nosso, que me desculpem o simplismo teológico.
Tudo o resto é artificial.
Bjs e Bom fim de semana para ti ...

Vítor Mácula disse...

sim. mas o problema mantém-se: uns vivem o Pai como X e outros como contra-X, a Sua vontade como etc; o certo é que nem Ele disse que isto era fácil ;)