sábado, novembro 24, 2007

LIDL

Gosto de ir ao LIDL. É barato. Tão barato que nos faz questionar os preços às vezes escandalosos que gastamos noutros sítios.O LIDL é o sítio dos pobres. Tudo ali é mais triste - as caixas de pagamento não reluzem de facilidades ou cartões promissores, os empregados não desejam bons-dias plastificados.
As pessoas alinham-se pálidas e contam as mercadorias antes do pagamento, fazendo cálculos mentais.Fatos de treino domingueiros, roupas de feira, sacos de plástico, muitos imigrantes, idosos, mulheres com a pobreza escrita na cara. Não se trata daquela pobreza óbvia mas desta pobreza lusa taciturna e envergonhada que se refugia muitas vezes nas aparências do novo riquismo.
POnho-me a pensar em algumas das minhas colegas na fila de pagamento do LIDl e suspeito que nem imaginam que tal sítio existe - aquelas caras, meia dúzia de compras postas à pressa sobre o rolamento de metal, camisolas puídas, cabelos sem cabeleireiro, olheiras, as notas contadas uma a uma, dialectos pouco usuais.

SEmpre que vou ao LIL venho de lá com uma sensação de vaga vergonha e desconforto. Vergonha por esta pobreza tão próxima, tão tangível que torna as nossas pequenas queixas ridículas e os nosso pequenos egoísmos ...

Sem comentários: