domingo, dezembro 31, 2006

ùteros tranparentes

Os úteros grávidos são violados com máquinas imagiográficas e aparelhos tecnológicos (incluindo sondas com máquinas de filmar)que os reduzem a um aquário, a corpos esventrados numa trasnparêancia de entranhas dissecadas, retiradas do contextto de uma PESSOA - corpo vivo e habitado de sentir - reduzidos a fragmentos de sentidos do vivido, reduzido á condição de objecto - o aquário, o receptáculo, a incubadora - violadas até que apenas prevaleça a imagem fabricada em Photoshop de um embrião de dois milímetros e só essa - o seu dono, o seu inquilino, o ser sagrado que detem os direitos todos e perante o qual elas, pessoas, deixam de o ser.

sábado, dezembro 23, 2006

Natal

Menina de nove anos é mãe mais jovem do Peru


02/12/2006
19h12-Uma menina de nove anos deu à luz um menino neste sábado, num hospital público de Lima. A gravidez foi fruto de um estupro. A informação foi divulgada pelo ministro peruano de Saúde, Carlos Vallejos.
O bebê nasceu com 2,520 kg e 47 cm e apresenta dificuldades respiratórias. Ele permanecerá na UTI até alcançar saúde adequada para idade. A mãe precoce receberá ajuda psicológica e seu filho terá toda assistência de que precisar', ressaltou o ministro Vallejos, após visitá-la. "Ela permanecerá no hospital todo o tempo que for necessário até que seu filho e ela estejam em perfeitas condições", declarou.

A garota foi vítima de abuso sexual de um primo de 29 anos. O caso comoveu o Peru, quando sua gestação foi revelada em setembro passado, tornando-a a mãe mais jovem do país. A menina tinha apenas oito anos de idade, media 1,20 cm quendo foi alvo de violação e abusos sexuais repetidos por jovens de 26 anos, seus familiares.
Nesa zona do peru extremamente pobre , as violações e gravidezes de meninas são frequentes - as meninas ficam mais expostas á violência por causa da pobreza absoluta das funções que são obrigadas a cumprir desde muito novinhas: nas plantações ou no pasto, com os animais. Em geral, elas estão sozinhas ou, quando muito, acompanhadas por outras meninas iguais a elas.
No caso de NVT, a gravidez foi confirmada depois de confessado a violação e depois da menina se queixar de dores intensas.. Num país extremamente católico e conservador como o Peru, ninguém considerou a hipótese de um aborto, ainda que a gestação não estivesse num estado tão avançado.
Na nicarágua, um caso semelhante originou reacções radicais.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

De passagem

O que me irrita é estes opinion makers da moral a metro, que nada sabem do medo, nem da dor dos outros...

Mas pra condenar e julgar, lá estão, hirtos, na primeiríssima fila.

Amén.

domingo, dezembro 17, 2006

Ùteros transparentes


No dia em que deu entrada na unidade fiquei nua de sentimentos perante aquela mulher. Uma mistura de raiva profunda ( mas quem foi o monstro que te fez isto??) compaixão e perplexidade.
Era uma criança num corpo de mulher. O diagnóstico referia uma oligogrenia profunda, próxima daquilo que os manuais clássicos de psiquiatria classificariam de imbecilidade, associada a alterações do comportamento.
Para nós passou a ser a menina. Um rosto disforme, uma grave deformação física associada a um retardo mental profundo e irreversível. Tão profundo que praticamente não falava (não fala). Monossílabos simples, sim não, comida, “nina”, e um léxico considerável de coprolália para expressar dor ou desconforto. De vez em quando podia autoagredir-se. Sobretudo quando a gravidez que motivou o internamento se tornou mais evidente e ela não conseguia lidar com o desconforto inexplicável daquele peso horrível na barriga, as pernas inchadas, as dores ocasionais.
Chegou ao serviço em estado de gravidez avançada. Tão avançada que finalmente (e só então), se tinha tornado evidente a situação para o meio de pertença. Tão avançada que a hipótese de aborto terapêutico estava completamente posta de lado.
Para nós tratou-se de fazer diariamente a gestão de uma gravidez medicamente vigiada com eventuais alterações comportamentais que pusessem em risco a mulher e o feto. Em cada consulta obstétrica de rotina a forte sedação era obrigatória. A higiene pessoal, a alimentação, a segurança, a comunicação eram prioridades face a uma doente mental gestante altamente dependente. Higiene oral, o pentear os cabelos, os cuidados básicos com o corpo, a alimentação, tudo, mas mesmo tudo teve de ser prestado, /organizado, com paciência e persistência… E o internamento hospitalar até ao momento do parto tornou-se absolutamente obrigatório.
Oferecemos-lhe uma boneca com que passava os dias a brincar, tentámos explicar-lhe que trazia uma espécie de boneca dentro da barriga.Inutilmente,. Um olhar apagado e infantil fitava-nos ás vezes, numa perplexidade muda. Quando o desconforto era insuportável punha-se em posição fetal e bamboleava-se longamente agarrada á barriga. Curiosamente começou a chamar “mamã” a alguém da unidade.
A partir daí passou a ser oficialmente “ a menina" e passeava muitas vezes nos corredores de mãos dadas com “ a mamã”.

sábado, dezembro 16, 2006


“Do outro lado, não há hesitações de espécie nenhuma: a ICAR, por exemplo, promove um concurso de arte infantil sobre a vida intra-uterina denominado "A minha primeira morada". Reparem bem: morada. A metáfora imobiliária é claríssima: o útero não é da mulher, o útero é do inquilino (o feto) e/ou do proprietário - o estado, a Igreja, a sociedade.Pela parte que me toca não cedo um milímetro. Continuo feminista - isto é, alguém que acredita que a igualdade plena entre os sexos é uma questão de civilização; e continuo radicalmente liberal - alguém que acredita que, apesar do determinismo social, devemos pugnar pela autonomia e dignidade plenas das Pessoas.
Miguel Vale de Almeida

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Prémio nobel da economia

ò mãe, explica lá , se no natal todas as pessoas dão prendas aos meninos pobres, porque é que continua a haver meninos pobres todos os natais???

Momento Zen

Ruborizadas pelo frio, cachecóis às cores e risos que tilintam na tarde, tropecei nelas nas escadas, três miúdas com dois caixotes carregados de bonecas a escapulirem-se de casa em direcção ao jardim.
- Ei meninas, onde vão com tantas bonecas?
- Deixa mãe, as nossas bonecas vão fazer uma visita de estudo ao parque.
Okey, já cá faltava o argumento pedagógico.

Deus, Pátria e Família

A tia adelaide na televisão, faz um tratado político sobre os valores da família tradicionais e explica porque chegou aos 94 anos:

nam fui á escola, nunca . Fui trabalhar para o campo com oito anos, guardar umas vacas”(…)Passei muita fome, muito trabalho, muita porrada do pai da minha filha. (..)
Nasceu-me a filha e ele disse – se fosse um filho era meu , é uma filha , não é minha é dos teus amásios ....só vivi com ele quatro anos, depois ele enforcou-se, ainda bem”.

A casa onde ás vezes regresso



A casa onde às vezes regresso

é tão distante

da que deixei pela manhã.

Tolentino de Mendonça



A negação não é apenas um mecanismo psicológico.

È uma arma política.
Alguma coisa está a mudar em Portugal para que as mulheres deixem apenas de ser alvo de perseguições judiciais para passarem a ser responsáveis pela investigação criminal .

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Úteros transparentes



Durante milénios o útero foi um lugar obscuro e enigmático, cerne das mais bizarras patologias, explicadas por uma misteriosa conexão entre um útero instável ou faminto e os comportamentos / estados emocionais que se diziam ser estritamente femininos.
Apesar de sempre ter havido homens histéricos ( com transtornos conversivos e dissociativos) a histeria foi relacionada pela medicina clássica como uma doença de mulheres, uma doença do útero ( a raiz etimológica do termo indicia o conceito).
Esta imagética da mulher de entranhas ávidas e obscuras, regida pela lua ( e por isso aluada ou mesmo alumbrada), com ciclos de fertilidade animais e capacidade insaciável de desejo erótico, foi parcialmente sublimada pela construção de uma mitologia e iconografia da maternidade redentora.
A maternidade – e só ela – redime amulher desta animalidade atávica e misteriosa que germina no seu útero doentio – assim purificado e reduzido à sua função essencial que é também a função essencial identificadora de qualquer mulher – a reprodução.
Ou virgem e puta, ou mãe redimida e redentora.

domingo, dezembro 10, 2006

As vozes que só a alma escuta

Imagem de MRI do cérebro de uma pessoa sofrendo alucinações auditivas e visuais. As áreas em laranja e vermelho representam as partes do cérebro mais activadas.
As alucinações auditivas, particularmente sob a forma de “vozes” são um sintoma muito característico de perturbação psiquiátrica grave (nomeadamente quadros de esquizofrenia). Excluindo-se outras hipóteses de diagnóstico diferencial, a presença deste tipo de “percepção sem objecto” está relacionada com este quadro psiquiátrico.
Por definição, uma alucinação deste tipo é percepcionada pelo sujeito como sendo exterior a si mesmo e constitui, para o sujeito, uma realidade indesmentível, completamente indistinta de outras realidades sensoriais.
Durante milénios as alucinações auditivas (ouvir uma voz ou várias vozes que comentam, dão ordens , insultam ou fazem revelações proféticas) era em primeiro lugar um fenómeno estritamente subjectivo, sem hipótese de verificação física ou biológica por parte do observador, que originava depois uma infinitude de interpretações sociais.
Hoje, as bases biológicas da alucinação ainda estão por explicar, mas são reveladas em imagens .

quinta-feira, dezembro 07, 2006

O medo


O país mudou. Os portugueses mudaram. Felizmente já não somos um povo vestido de escuro porque os lutos eram eternos e porque o escuro, sobretudo aquele maldito cinzento, BI da nossa pobreza, ficava bem com tudo, servia para todas as estações e não dava nas vistas. Tudo - ou quase - mudou mas o retrato das mulheres não. É certo que podemos exercer todas as profissões e cargos. Quanto às profissões exercêmo-las. Quanto aos cargos vamos indo. Claro que podemos estudar o que quisermos. E não só estudamos como estudamos mais do que os homens. Mas lá no fundo, debaixo do verniz sobre a igualdade e as questões de género, mantém-se vivo aquele medo profundo e ancestral perante esse corpo excessivamente poderoso que é o das mulheres.A gravidez é o reverso positivo e exterior duma moeda onde constam matérias mais inquietantes como a menstruação ou a menopausa. Expressões modernas como «tratamentos de compensação» - aplicadas à menopausa - ou o popular «limparam-na», usado como sinónimo da histerectomia, confirmam como se mantém latente essa concepção das mulheres como um corpo não só desequilibrado mas também conspícuo e imprevisível.
Se a maternidade é aquilo que redime as mulheres dessa espécie de poder biológico excessivo, o aborto é aquilo que o reforça.Nestas coisas não mudámos muito.
Sobre a feiticeira estendemos o perfil doce da Virgem grávida. Mas a feiticeira continua lá. Sobre os corpos domesticados a regimes e ginásticas continua subjacente o espectro da megera.
E ao menor pretexto esses fantasmas de sempre voltam a assombrar-nos os dias. Se se reparar a discussão sobre a interrupção voluntária da gravidez é, em Portugal, uma discussão sobre o poder das mulheres. O debate em torno do aborto é exclusivamente sobre se o aborto pode ser feito 'a pedido da mulher'. ..

Helena Matos PÚBLICO, 2 de Dezembro

terça-feira, dezembro 05, 2006

Cérebro e palavras - a alma visível




As palavras mudam o cérebro.
Porque uma coisa é escutar palavras
(imagem A) .
Outra coisa é pensar( silenciosamente ) sobre as palavras ( Imagem B).
As imagens de PET e RM permitem-nos vêr a alma, ou seja, o cérebro em funcionamento no acto de pensar.

Esculpir o corpo é desvendar a alma




O corpo humano é habitado de muitas formas.
Ron Mueck, reinventou o conceito de escultura e devolve-nos o reflexo da nossa humanidade. Aqui ficam algumas das mais belas escultura da última exposição.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Negligências


As mulheres cujo peso é muito abaixo do normal antes de engravidarem têm 72 % mais de hipóteses de sofrer um aborto nos primeiros três meses, sugere um novo estudo.
Ora cá está. Mais um comportamento negligente, fútil e irresponsável das tontinhas das mulheres que aumenta a incidência de aborto.
Que tal criminalizar a magreza feminina ?
Hoje vai falar-se um pouco de Esclerose Múltipla. Doença degenerativa do SNC, é em Portugal , a segunda causa de incapacidade de adultos jovens.
Alterações da visão e da fala, paralisia parcial ou completa de alguma parte do corpo, tremor das mãos, perturbações do equilíbrio, perda de sensibilidade com frequência e continuidade, fadiga extrema. Estes são os principais sintomas da EM, que se vão agravando com o tempo e podem conduzir uma progressiva e irreversível deterioração do estado físico, das relações sociais, da mobilidade, autonomia e qualidade de vida.
Agora as boas notícias :
1 - O diagnóstico e intervenção terapêutica precoces (que terão de ser multidisciplinares) assim como o apoio de novas propostas terapêuticas e até das tecnologias de informação trazem uma esperança efectiva, não em termos de de cura , mas de manutenção da qualidade de vida ( um jargão médico que significa bem-estar e felicidade) a estes jovens doentes. A coragem , o apoio médico eficaz, o empenho amoroso das famílias é a chave fulcral desta “luta diária” que só quem é doente conhece intimamente.

2 - Uma das esperanças de cura efectiva está na pesquisa em células estaminais.