segunda-feira, dezembro 04, 2006

Hoje vai falar-se um pouco de Esclerose Múltipla. Doença degenerativa do SNC, é em Portugal , a segunda causa de incapacidade de adultos jovens.
Alterações da visão e da fala, paralisia parcial ou completa de alguma parte do corpo, tremor das mãos, perturbações do equilíbrio, perda de sensibilidade com frequência e continuidade, fadiga extrema. Estes são os principais sintomas da EM, que se vão agravando com o tempo e podem conduzir uma progressiva e irreversível deterioração do estado físico, das relações sociais, da mobilidade, autonomia e qualidade de vida.
Agora as boas notícias :
1 - O diagnóstico e intervenção terapêutica precoces (que terão de ser multidisciplinares) assim como o apoio de novas propostas terapêuticas e até das tecnologias de informação trazem uma esperança efectiva, não em termos de de cura , mas de manutenção da qualidade de vida ( um jargão médico que significa bem-estar e felicidade) a estes jovens doentes. A coragem , o apoio médico eficaz, o empenho amoroso das famílias é a chave fulcral desta “luta diária” que só quem é doente conhece intimamente.

2 - Uma das esperanças de cura efectiva está na pesquisa em células estaminais.

Sem comentários: