domingo, agosto 28, 2011

Obituário

Há pessoas verdadeiramente importantes que fazem a diferneça. Em regra, morrem novos.
Ninguém pode articular uma sílaba que não esteja plena de ternuras e de temores; que não seja nalguma dessas linguagens o nome poderoso de um deus. Falar é incorrer em tautologias

jorge luís borges
"À desaforada esperança, comoé natural, sucedeu-se uma depressão excessiva. A certeza de que alguma prateleira nalgum hexágono continha livros preciosos e de que esses livros preciosos eram inacessíveis, pareceu quase intolerável. Uma seita blasfema sugeriu que cessassem as buscas e que todos os homens misturassem letras e símbolos, até construírem, por meio de um improvável dom do acaso, esses livros canónicos. As autoridades viram-se obrigadas a promulgar ordens severas. A seita desapareceu, mas na minha infância vi homens velhos que longamente se ocultavam nas latrinas, com uns discos de metal num covilhete proibido, e fracamente imitavam a divina desordem. Outros, pelo contrário, acreditaram que a prioridade era eliminar as obras inúteis. Invadiam os hexágonos, exibiam credenciais nem sempre falsas, folheavam com tédio um volume e condenavam estantes inteiras: ao seu furor higiénico e ascético deve-se a insensata perda de milhões de livros. "

A Biblioteca,  de Borges

quarta-feira, agosto 24, 2011

JMJ 2011 - La juventud del Papa armándola en el Metro


BOTELLÓN JMJ


JMJ Madrid

Um ambiente quase orgiástio muito parecido com os festivais de verão, palcos para festas todas as noites, samba e rock até fartar e banhos de água com mangueiras em que os bombeiros faziam especial pontaria ás freiras e condições de alojamento especialmente animalescas - como uma casa de banho para oitecentas pessoas,
A orgia deixou os jovens cansados.

JMJ Madrid - jovens católicos mas pouco



JMJ Madrid - jovens católicos mas pouco


ùltima oportunidade

14 de setembro em Roma - Para os cismáticos, o Vaticano está disposto a aceitar a sua integração na Igreja Católica , através de uma estrutura semelhante àquela oferecida pelo Papa aos anglicanos. Mas só se chegarem a um acordo sobre o Vaticano II, ou seja, só se aceitarem  o Concílio Vaticano II.


Coisa improvável.


Roma dixit

Bento XVI dirigiu uma mensagem ao cardeal-patriarca de Lisboa, assinalando os 50 anos de ordenação sacerdotal de D. José Policarpo que hoje se celebram e deixando elogios à sua ação na Igreja e na sociedade portuguesas.
Conhecemos bem, venerável irmão, terem sido estes anos distinguidos pela sólida doutrina, pelo conhecimento preciso da disciplina eclesiástica, pelo intenso labor na ilustre Sé de Lisboa. Nela começara a manifestar-se os recursos, largamente difundidos, das tuas virtudes sacerdotais e episcopais”.

quarta-feira, agosto 10, 2011

Já não bastavam as agências de rating

Coitados dos pobrezinhos e desvalidos

A direita não é sexy


A direita não é sexy

A direita não é sexy


Silly season

Parece que um blogger pataroco qualquer de direita diz que os  políticos de direita são mais atraentes do ponto de vista da sexualidade.
Independentemente das opções sexuais do moçoilo em causa, aqui ficam algumas fotos entre políticos de Esquerda/ Direita para poderem escolher.


Silly season

Durante os dias de Estio, há quem se preocupe com coisas minor como a posição em que os católicos se alimentam (espiritualmente falando).

Sentados, de pé, de joelhos, deitados, discute-se um verdadeiro kama sutra de beatagem em  que alguns, mais falhos de imaginação, confessam ter uma posição única e imovível - De joelhos , língua estendida e boquinha aberta, mai nada. Eles lá sabem do que gostam.

Um autêntico arraial de Verão ao som do Malhoa..

josé malhoa - Vai ter que rezar


sábado, agosto 06, 2011

Diagnóstico: Enferma terminal. ¿Se puede salvar aún la Iglesia

Uma entrevista recente de Hans Küng diagnostica os principais problemas da Igreja Católica  actual e aponta com lucidez as soluções. A entrevista original pode ser lida aqui,  e neste site está uma boa tradução para espanhol. Eis alguns extractos:

Cuáles son para Ud. los principales síntomas de esta crísis de la Iglesia Católica que diagnóstica en el libro?

Küng:Básicamente que las parroquias se están secando lentamente, en parte a causa del mensaje dogmático que viene reiteradamente prescrito desde arriba. Naturalmente tenemos también el problema de los cargos eclesiáles. En el libro lo ilustro con el ejemplo de mi propia comunidad en Suiza. Durante mucho tiempo hemos tenido cuatro sacerdotes (los „cuatro caballeros“); hoy no queda ninguno. Seguimos teniendo a dos jubilados y a un diácono. El diácono lo hace fenomenal, un alemán, por cierto. No obstante, no puede presidir la eucaristía por no haber sido ordenado sacerdote. Y no puede ser ordenado sacerdote porque está casado. Es completamente absurdo. Hemos de abordar una serie de puntos muy concretos: 1. el celibato ha de ser opcional. 2. las mujeres han de tener acceso a los cargos eclesiales. 3. se ha de permitir que los divorciados participen en la eucaristía; 4. se han de establecer comunidades eucarísticas entre las diferentes confesiones sin esperar otros 400 años.

terça-feira, agosto 02, 2011

A cegueira da Tradição

Mateus 15, 1-2.10-14

Naquele tempo, alguns fariseus e doutores da Lei foram de Jerusalém ter com Jesus e fizeram-lhe esta pergunta: "Por que é que os teus discípulos não fazem caso da tradição dos antigos? É que eles não cumprem a cerimónia de lavar as mãos, antes de comer." Jesus chamou outra vez o povo e disse: "Ouçam e vejam se compreendem! O que torna as pessoas impuras não é o que lhes entra pela boca, mas sim o que lhes sai da boca." Então os discípulos aproximaram-se dele e disseram-lhe: "Sabes que os fariseus ficaram muito ofendidos ao ouvirem as tuas palavras?" Jesus respondeu: "Toda a planta que meu Pai do céu não plantou há-de ser arrancada. Deixem-nos lá! São cegos que fazem de guias a outros cegos. E, quando um cego guia outro, acabam por cair os dois num buraco."