sábado, dezembro 23, 2006

Natal

Menina de nove anos é mãe mais jovem do Peru


02/12/2006
19h12-Uma menina de nove anos deu à luz um menino neste sábado, num hospital público de Lima. A gravidez foi fruto de um estupro. A informação foi divulgada pelo ministro peruano de Saúde, Carlos Vallejos.
O bebê nasceu com 2,520 kg e 47 cm e apresenta dificuldades respiratórias. Ele permanecerá na UTI até alcançar saúde adequada para idade. A mãe precoce receberá ajuda psicológica e seu filho terá toda assistência de que precisar', ressaltou o ministro Vallejos, após visitá-la. "Ela permanecerá no hospital todo o tempo que for necessário até que seu filho e ela estejam em perfeitas condições", declarou.

A garota foi vítima de abuso sexual de um primo de 29 anos. O caso comoveu o Peru, quando sua gestação foi revelada em setembro passado, tornando-a a mãe mais jovem do país. A menina tinha apenas oito anos de idade, media 1,20 cm quendo foi alvo de violação e abusos sexuais repetidos por jovens de 26 anos, seus familiares.
Nesa zona do peru extremamente pobre , as violações e gravidezes de meninas são frequentes - as meninas ficam mais expostas á violência por causa da pobreza absoluta das funções que são obrigadas a cumprir desde muito novinhas: nas plantações ou no pasto, com os animais. Em geral, elas estão sozinhas ou, quando muito, acompanhadas por outras meninas iguais a elas.
No caso de NVT, a gravidez foi confirmada depois de confessado a violação e depois da menina se queixar de dores intensas.. Num país extremamente católico e conservador como o Peru, ninguém considerou a hipótese de um aborto, ainda que a gestação não estivesse num estado tão avançado.
Na nicarágua, um caso semelhante originou reacções radicais.

Sem comentários: