domingo, janeiro 31, 2010
Promessa de fim de dia, agora que regressei do norte
Está bem , eu prometo, não bato mais nos ceguinhos.
Não é á toa que recebi uma indulgência plenária do xacobeo.
Não é á toa que recebi uma indulgência plenária do xacobeo.
A lucidez versus a irracionalidade do fundamentalismo religioso
"Não podemos continuar como se nada tivesse acontecido. A crise não se afronta com lamento ou passivismo, encomendando ao tempo o que requer consciência lúcida e vontade decidida. Partiram-se, quebraram--se os modelos presbiterais do passado. Não podemos crer que se possa voltar a posições e perspectivas do passado, ainda que renovada a fachada e realizadas acomodações de emergência. Não, definitivamente. O amanhã não será continuação pacífica do ontem. Não há soluções evidentes e mágicas, apesar da tentação de declarar definitivas as hipóteses que respondem às interrogações postas pela consciência do padre de hoje."
"Os melhores mestres – os místicos – foram sempre parcos em assimilar caminhos e pródigos em despertar atitudes pessoais."
Carlos Azevedo
Attenção beatagem: o mundo vai acabar em 2012
O amigo Sarto junta-se delirantemente às profecias do fim do mundo.
Já não nos bastava a profecia dos maias, o grande livro de são cipriano, as profecias das testemunhas de jeová, os ensinamentos da cientologia, os avisos da igreja de Subgenious agora é o prório sarto himself que teve um momento de epifania e revelação e nos anuncia o fim dos tempos.
Eu por mim, vou já reservar um lugar num space shuttle.
quarta-feira, janeiro 27, 2010
casamento facultativo no face book
Abriram mais uma página anedótica no facebook.
Funciona assim; querem casar só com a cerimónia religiosa sem que isso lhes altere o estado civil (acaba-se a concordata). Ou seja, os casamentos religiosos deixam de ter qualquer protecção ou reconhecimento pelo direito civil.
(Para essa gente, lá se vão os direitos sucessórios , as facilidades fiscais e os deveres conjugais pelo esgoto abaixo)
Funciona assim : o Padre Seabra pode realizar o casamento religioso do afonso miguel da fonseca e sá com a carlota joaquina de albergaria que isso em nada altera o seu estatuto jurídico.
Face à lei civil continuam os dois solteiríssimos para todos os efeitos jurídicos. A partir de agora também o abel xavier de pode unir á fátima , à sulema e à miriam, num alegre casamento religioso poligâmico sem que isso tenha qualquer efeito jurídico.
Eu por mim concordo.
Mas acho que deviam fazer um referendo sobre o tema.
terça-feira, janeiro 26, 2010
Quem tem muitos filhos é pobre
Para o simpático JCN, a razão da grave crise económica em portugal é a baixa natalidade.
"Portugal entre as maiores catástrofes demográficas mundiais, é o que está por detrás de grande parte dos nossos problemas socioeconómicos, da segurança social ao orçamento, passando pela educação, construção e desenvolvimento".
Esqueceu-se o iluminado economista de dizer que os países com as mais elevadas taxas de natalidade são precisamente os países mais pobres do mundo.
Olha, o Haiti é um bom exemplo.
"Portugal entre as maiores catástrofes demográficas mundiais, é o que está por detrás de grande parte dos nossos problemas socioeconómicos, da segurança social ao orçamento, passando pela educação, construção e desenvolvimento".
Esqueceu-se o iluminado economista de dizer que os países com as mais elevadas taxas de natalidade são precisamente os países mais pobres do mundo.
Olha, o Haiti é um bom exemplo.
Será que o césar das neves também se vai divorciar?
Parece que na seita movimento comunhão e libertação há uma imensa excitação inquietação com esta coisa do "casamento gay". Não percebo o que os excita tanto a pontos de grassar uma tendência de apoio ao divórcio civil. Tão pós modernos que eles estão!
(Isto é o que me conta o meu amigo amante das causas monárquicas...)
(Isto é o que me conta o meu amigo amante das causas monárquicas...)
sábado, janeiro 23, 2010
O sentido do matrimónio e a verdadeira família
Etimologicamente, a palavra matrimónio deriva da palavra mater, ou seja mãe.
Para simplificar - a única constelação familiar reconhecida desde sempre, por todas as culturas humanas é a relação mãe-filho. O resto é tão variado que todas as contelações familiares são possíveis, mesmo com o nome de "casamento". Monogamia, poligamia, poliandria, ou mesmo, em nalguns grupos étnicos, algumas situações em que mais que duas pessoas se casam umas com as outras num grupo coeso.
O "casamento" não é um conceito ahistórico, imutável no tempo ou culturalmente neutro.
Tem piada que mesmo no imaginário católico sobre a família que tem o seu estereótipo mais relevamte na sagrada família é precisamente esse o modelo dominante: a relação mãe-filho completamente deslocada do casamento.
Tem piada que mesmo no imaginário católico sobre a família que tem o seu estereótipo mais relevamte na sagrada família é precisamente esse o modelo dominante: a relação mãe-filho completamente deslocada do casamento.
Para a doutrina católica Jesus não foi fruto do sagrado casamento. Nada disso. Nem sequer tinha uma família, pois, no dizer de D. Policarpo, a família baseia-se no «contrato entre um homem e uma mulher», «onde acontece a procriação». Portanto, a "sagrada família" nunca existiu, ou, quando muito, seria uma família alternativa.
A bíblia fala claramente no filho do carpinteiro, que viveria com a mãe, o pai e os inúmeros irmãos, mas logo milhares de doutores da igreja durante dois mil anos vieram contrariar esta heresia de jesus tertido uma família. Nem sagrada nem nada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
